
A Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões começou ontem, dia 28 de março, ao fim da tarde, com o desfile “Alcanhões uma Vila com vida, desde 1928”, que teve início na Junta de Freguesia de Alcanhões estendendo-se até à Casa das Coletividades, com passagem pelo centro de vila.
O Desfile contou com a participação das crianças e professores das escolas e associações da vila, com vestes que chamam a atenção para a importância da água e da sua preservação, de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Manuel Afonso, Vereador do Município de Santarém, Pedro Mena Esteves, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões, e muitos autarcas do Concelho, Escuteiros de Alcanhões – Agrupamento 634 do Corpo Nacional de Escutas, pais das crianças e população, em geral, e foi abrilhantado pelo Rancho Folclórico de Alcanhões.
João Teixeira Leite referiu “que é uma alegria e um orgulho ver estas crianças e o Presidente de Junta que saúdo, todo o Executivo e toda a freguesia de Alcanhões, em torno desta celebração, daquilo que mais bonito um território pode ter que são as suas tradições. A partir de hoje, levem daqui esta frase: vocês são os guardiões das memórias desta importante freguesia de Alcanhões, do nosso Concelho. A estas crianças que são o nosso futuro, uma enorme salva de palmas, bem como às professoras, às auxiliares e a toda a comunidade educativa”.
O Presidente do Município de Santarém agradeceu ainda “à Comissão de Festas da Vila de Alcanhões que colocou de pé esta celebração e que dedicou muitas horas à organização desta iniciativa, juntamente com a comunidade” e lembrou a importância deste envolvimento, nas nossas tradições e nas nossas raízes. É por isso que, desde a primeira hora, o Município de Santarém está com a junta de Freguesia de Alcanhões, na celebração deste importante património que é o vinho e que a freguesia de Alcanhões tem valorizado nas últimas décadas”.
Os festejos prosseguem esta noite, na Casa das Coletividades de Alcanhões – espaço central do evento, onde atuam a banda Bico d’Obra, às 22h30, e os DJ’s Kiss Kiss Bang Bang, a encerrar a primeira noite.
A tradicional “Rota das Adegas” decorre amanhã, dia 29 de março, a partir das 16h00, com animação de diversos grupos de música popular portuguesa. A rota vai passar por oito adegas de produtores locais, e, segundo a organização, o cortejo deve contar com mais de mil (1000) participantes que vão percorrer as adegas, espalhadas pelas ruas da Vila.
Esta Festa pretende continuar a celebrar dignamente o passado e o presente da história da Freguesia, lembrando aqueles que contribuíram para o desenvolvimento e bem-estar da sua população. O evento pretende dar a conhecer a todos os visitantes, o produto nobre da freguesia “o vinho”, assim como as tradições locais e culturais relacionadas com o setor vitivinícola.
