
Está aí a 39.ª edição das Tasquinhas
O Presidente da Câmara Municipal e a Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias e Isaura Morais, inauguraram ontem, 28 de março, a 39.ª edição da Feira das Tasquinhas de Rio Maior, evento gastronómico declarado de interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal.
Durante 10 dias, a Feira das Tasquinhas de Rio Maior dá a conhecer os saberes e sabores da culinária regional aos cerca de 100 mil visitantes que, ano após ano, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior.
Os visitantes podem encontrar 20 Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, geridas por quase um milhar de voluntários, que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, do Ensopado de borrego às favas com entrecosto, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a feijoada de caracoletas ou o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.
São estes alguns dos sabores, confecionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem visita Rio Maior vai encontrar no Pavilhão Multiusos, no ano em que se realiza a 39.ª edição deste certame.
Às Tasquinhas do concelho de Rio Maior juntam-se ainda, e mais uma vez, a Filarmónica Marialva, da cidade irmã Cantanhede, com o seu famoso Leitão à Bairrada e duas Tasquinhas com os tradicionais enchidos, queijos e outras iguarias, a já habitual Tasquinha do Sabugueiro – Enchido Serrano e a rimaiorense Mercearia 41.
Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, que tal como o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 espaços de exposição. Novidade este ano é também a existência de um palco com música ao vivo no espaço Doçaria e Licores.
A animação do certame é garantida diariamente pelas tradicionais Bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional.

Na edição deste ano a Nave do Piso 1 volta a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a estar nos visitantes mais novos.
As Tasquinhas de Rio Maior são, essencialmente, um mostra de gastronomia regional, mas são também um ponto de convívio e local de encontro de velhos amigos, que aproveitam esta oportunidade para voltarem à sua terra.
A Feira das Tasquinhas é por excelência uma forma de reencontro com o passado, onde o convívio, o calor humano, a gastronomia local, a doçaria e os vinhos locais são alguns dos ingredientes que a compõem e que pode esperar encontrar.

