
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e da Unidade de Cooperação Internacional, levou a cabo uma operação de identificação e localização, que levou esta terça-feira, 22 de abril, à detenção em território da Chéquia, de um cidadão estrangeiro, de 58 anos de idade, alegado homicida de uma mulher, também de nacionalidade estrangeira, cujo corpo, na altura não identificado, foi encontrado, no passado dia 8 de abril, próximo da Estrada Nacional 1, na localidade de Marés, no concelho de Alenquer.
De acordo com um comunicado da PJ “os resultados da autópsia revelarem que a vítima teria sido sufocada até à morte com recurso a força física”, tendo ainda esta polícia apurado que “existia uma relação entre a vítima e o suspeito”.
A PJ conseguiu também apurar que o homicida tinha iniciado uma trajetória de fuga com destino à República Checa, o que levou à pronta emissão do respetivo mandado de detenção europeu ( MDE ), pelos serviços do Ministério Público da Comarca de Lisboa Norte, titular do inquérito.

A PJ destaca o trabalho de estreita colaboração policial, realçando a prestimosa intervenção das autoridades policiais da Chéquia, para que fosse possível localizar o agressor nesse país e proceder à sua detenção, através do cumprimento do MDE.
O agressor, de 58 anos, e a vítima, de 46, tinham entrado em território nacional durante o ano de 2024 e mantinham uma vida precária e itinerante.
Aguarda-se agora a extradição do detido para Portugal.
