

Chamas estão a ser combatidas por 425 bombeiros
O incêndio florestal que deflagrou ao início da tarde de hoje, 29 de julho, em Vale das Caldas, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, mantém-se a lavrar com grande intensidade e já provocou danos num anexo de habitação e numa pecuária, onde morreram cerca de 350 leitões.
Às 22h45 o incêndio continua ativo, com frente entre Aldeia da Ribeira e Casais da Charneca dirigindo-se para sul, mantendo cortada a circulação automóvel da Estrada Nacional 362, que liga Alcanede à cidade de Santarém, em ambos os sentidos.
Segundo informação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Lezíria do Tejo, a esta hora, combatem este grande incêndio 425 bombeiros de diversos pontos do país, sendo auxiliados por 126 veículos terrestres de combate a incêndio.
Segundo o que o Comércio & Notícias conseguiu apurar este incêndio já provocou ferimentos ligeiros em cinco pessoas, quatro bombeiros e um civil, tendo todos eles sido assistidos no Hospital de Santarém.
O alerta para este incêndio foi dado às 13h12, tendo durante a tarde contado com a intervenção de cinco meios aéreos, que com o cair da noite foram desmobilizados.
No local está o Presidente da Câmara Municipal de Santarém que deixa “um agradecimento aos bombeiros. A todos os homens e mulheres vindos de vários pontos do País. O vosso trabalho, entrega e dedicação é admirável. Às restantes forças de segurança presentes no terreno, como a GNR, Sapadores Florestais, quero agradecer o empenho. Santarém reconhece e agradece, a todos”, realçou João Teixeira Leite que refere que “o trabalho a desenvolver nas próximas horas será crucial”.
O autarca scalabitano salientou também que “iremos continuar atentos e solidários com as populações afetadas. Por questões de segurança procedemos, numa localidade, à evacuação da população mais idosa”, concluiu.
