

Facebook continua a ser a rede social com maior notoriedade em Portugal, mas perde terreno na frequência de utilização. WhatsApp lidera pela primeira vez nas redes com maior penetração entre os utilizadores destas plataformas
O Instagram e o WhatsApp são as redes sociais que os portugueses mais utilizam. De acordo com os dados da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, o Instagram foi, pelo segundo ano consecutivo, indicado pelos inquiridos como a rede social que mais usam, com mais de 32% de referências.
O WhatsApp ocupou a segunda posição neste ranking, contando com cerca de 25% de referências no global, mas sendo a rede social mais referida pela maioria dos inquiridos no escalão etário entre os 35 os 44 anos, dos residentes no Interior Norte e dos indivíduos das classes sociais mais altas.
Confirmando o arrefecimento do domínio do Facebook – que até 2023 se encontrava em primeiro lugar neste critério –, a rede criada por Mark Zuckerberg ocupa agora a terceira posição, mencionada por quase 23% dos inquiridos. Esta rede social continua, ainda assim, a ser referida como sendo utilizada com mais frequência pelos indivíduos mais velhos.
Apesar desta queda, o Facebook continua a ser a rede social com maior notoriedade espontânea, sendo a primeira referência dada por mais de 58% dos inquiridos quando instados a referirem as redes que conhecem. O Instagram ocupa a segunda posição, com quase 29% de referências, seguindo-se a uma distância considerável o TikTok (4%), o WhatsApp (3%) e o X (2.8%).
Noutro plano, o WhatsApp surge pela primeira vez neste estudo da Marktest como a rede com maior penetração em Portugal, com 89,9% de referências entre os utilizadores de redes sociais. O Facebook cai para o segundo lugar com um valor muito próximo (89.4%). Instagram (86.3%), Messenger (74%), Youtube (63% e LinkedIn (52%) mantêm as posições do ano anterior.
Sobre o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2025”
“Os Portugueses e as Redes Sociais” é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação para a edição de 2025 foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 3 e 15 de julho, tendo por base um questionário estruturado de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 801 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 milhões e 705 mil indivíduos.
