

O ciclista de A-dos-Francos – Caldas da Rainha, João Almeida, da equipa UAE Emirates, foi nomeado para o prémio Vélo d’Or. Esta é a mais alta distinção individual da modalidade de ciclismo a nível mundial, atribuída pela revista Vélo Magazine.
A integração de João Almeida na lista dos dez finalistas representa um marco de inegável relevância para o desporto nacional. O ciclista é o segundo atleta português a ser nomeado para este galardão, sucedendo a Rui Costa (2013).
Na temporada de 2025, João Almeida alcançou inúmeros resultados notáveis, nomeadamente, as vitórias nas classificações gerais da Volta ao País Basco, Volta à Romandia e Volta à Suíça, o 2.º lugar na classificação geral da Vuelta (Volta a Espanha), onde conquistou também uma etapa, as múltiplas vitórias em etapas (3 na Volta à Suíça, 2 na Volta à Romandia, 1 no Paris-Nice), e os pódios alcançados na Volta ao Algarve e na Volta à Comunidade Valenciana.
Estes feitos excecionais consolidam o seu estatuto na elite do ciclismo global e justificam plenamente a presente nomeação.
Entretanto, o Município das Caldas da Rainha felicitou já o atleta João Almeida pelo extraordinário percurso e reconhecimento alcançado, que dignificam e elevam o nome de Caldas da Rainha e de Portugal no panorama desportivo internacional. O vencedor do prémio Vélo d’Or será anunciado no próximo dia 5 de dezembro, numa cerimónia a ter lugar em Paris.















