O jovem riomaiorense Rafael Santo, de 15 anos de idade, atleta da Associação de Kempo Chinês de Santarém, esteve em grande evidência no 20.º Campeonato Mundial de Kempo IKF, ao obter três títulos mundiais.
A competição teve lugar em Antalya, na Turquia, entre os dias 22 a 28 de abril, contando com a participação de mais de 1.200 atletas, em representação de 35 países dos 5 continentes.
O atleta, natural de Rio Maior, destacou-se nas vertentes de kata, weapon kata e semi kempo, em que se sagrou campeão mundial, tendo ainda ficado em segundo lugar em full kempo.
Rafael Santo, juntamente com outras 14 atletas, integrou a seleção nacional portuguesa, a qual representa desde os 9 anos, tendo a comitiva portuguesa alcançado 15 títulos mundiais, superando as expectativas e alcançando o merecido reconhecimento.
Para além dos mais 1200 atletas em prova juntaram-se mais de 300 treinadores, 100 árbitros internacionais, 60 membros de staff, 2.000 delegados acompanhantes das comitivas e milhares de visitantes que granjeiam cada vez mais o reconhecimento da modalidade.
Rafael Santo, que é também membro do quadro de atletas de alto rendimento do Instituto Português do Desporto e Juventude e aluno da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, em muito contribuiu para a classificação da seleção portuguesa, que alcançou o 1.º lugar por equipas tradicional, entre os 35 países participantes.