
Vai agora representar o nosso país no Cosplay World Masters a realizar em Maio do próximo ano
Entre 16 participantes nacionais, a jovem riomaiorense Sara Bernardino foi a grande vencedora da edição deste ano do Cosplay, realizada este mês no Porto, uma forma de expressão artística que junta as palavras costume (fato) e play (brincar). Consiste em interpretar uma personagem, seja através da compra ou da criação do próprio fato, dando vida a figuras icónicas, desde o Spider-Man ao Goku, de Dragon Ball Z. A iniciativa fez parte do Festival Iberanime que decorreu nos dias 10 e 11 de outubro na Exponor, em Matosinhos.
O Iberanime, um dos maiores eventos de cultura pop japonesa, acolhe o Cosplay World Masters (CWM), um concurso internacional de cosplay cuja final se realiza em Portugal, mais especificamente no CNEMA em Santarém, nos dias 15 e 16 de maio do próximo ano, estando Portugal representado por Sara Bernardino, que irá disputar o prémio internacional juntamente com mais 11 jovens de todo o mundo.
Este concurso exige que os participantes confecionem pelo menos 70% do fato. Os fatos são avaliados previamente, antes de os participantes subirem ao palco, onde apresentam uma pequena performance ou skit. O júri avalia a qualidade e técnicas do fato, a presença em palco, a criatividade e a execução da performance, entre outros critérios. No final, as pontuações das duas componentes são somadas.
Sara Bernardino, residente em Rio Maior desde 2008, contou ao Comércio & Notícias que sempre teve um gosto especial pela cultura oriental, tanto ao nível dos media como da música. “Comecei a fazer cosplay em 2016, inicialmente através da compra da maioria dos fatos e, aos poucos, comecei a criar os meus próprios projetos. Ao longo deste percurso, fui aprendendo e desenvolvendo várias competências, como a criação de armaduras, a confeção de perucas, o trabalho com resina, a eletrónica básica e a costura”.
A jovem riomaiorense referiu ainda que “o projeto apresentado neste concurso começou a ser desenvolvido em 2024 e tenho vindo a aperfeiçoá-lo ao longo dos últimos anos. A personagem que representei foi a Star Guardian Zoe, do jogo League of Legends”, salientando que “neste processo, contei especialmente com a ajuda de pessoas da comunidade local, como as costureiras D. Fátima, D. Manuela e D. Gina, que me deram dicas, esclareceram dúvidas e me apoiaram bastante, e do professor Rui Lopes, que me orientou, ensinou e ajudou na componente eletrónica do fato”.
Sara Bernardino agradeceu o apoio dos amigos, e sobretudo da sua mãe, a Dr.ª Margarida Carmo. “A maioria dos materiais utilizados foi adquirida em lojas de Rio Maior e das Caldas da Rainha, incluindo na antiga Feti. O Beleza Teatro disponibilizou-me o espaço para ensaiar, consegui preparar a minha performance e ganhar mais confiança na mesma. Essa oportunidade foi fundamental para dar o meu melhor e, consequentemente, conquistar o 1.º lugar na eliminatória portuguesa e o prémio de Melhor Fato”, relata.
A finalizar, Sara Bernardino diz que esta conquista lhe deu mais confiança nas suas próprias capacidades. “Foram muitas horas de trabalho no fato e também muitas dúvidas sobre a qualidade do mesmo. Consegui perceber que muitas dessas dúvidas não tinham fundamento. Sei que preciso de continuar a dar o meu melhor naquilo que faço, mas esta experiência mostrou-me que sou capaz de alcançar os meus objetivos e que todo o esforço valeu a pena”, concluiu.















