Arranca amanhã a La Vuelta 24 com partida de Lisboa para os mais de 3300km divididos por 21 etapas e que irá terminar dia 8 de setembro, em Madrid. Entre os 176 ciclistas de 22 equipas que vão participar na prova, destaque para os três portugueses do pelotão: João Almeida (UAE Team Emirates), Nélson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (EF Education – Easypost).
João Almeida, 26 anos, vai ser o líder da UAE, ele que é o único português a ter terminado no top 5 das três grandes voltas (Itália, Espanha e França). Este ano já obteve o quarto lugar na Volta à França, lugar que conquistou no Giro em 2020 e na La Vuelta em 2022.
Nélson Oliveira, 35 anos, está na Movistar, uma das principais equipas espanholas, há oito anos, o que atesta bem a sua qualidade. Já sabe o que é ganhar uma etapa na La Vuelta (2015, chegada a Tarazona), e este ano ficou em 51.º na Volta à França. Esteve presente nas provas de Estrada do Jogos Olímpicos de Paris, tendo trazido o sétimo lugar no contrarrelógio e o 33.º na prova de estrada.
Rui Costa, 37 anos, conquistou este ano, pela terceira vez, o Nacional de Estrada, tendo representado Portugal, tal como Nélson Oliveira, nos Jogos Olímpicos de Paris nas provas de Estrada e de Contrarrelógio. O antigo campeão do Mundo de Estrada (2013), tem no seu palmarés três vitórias na Volta à Suíça, e já este ano terminou em 68.º na Volta à França.
A primeira etapa, um contrarrelógio individual de 12km, partirá da Praça do Império rumo a Oeiras pela Marginal, terminando à Praia da Torre, em Oeiras. Uma etapa talhada para os especialistas em contrarrelógios, em que o vento que possa existir poderá fazer a diferença.
Dos portugueses, João Almeida será o primeiro a partir, às 18h55, enquanto Nelson Oliveira e Rui Costa partirão seguidos, às 19h06 e 19h07, respetivamente. O último corredor a partir será Wout Van Aert, medalha de bronze no contrarrelógio dos últimos Jogos Olímpicos, pelas 19h18.