
Novo Presidente quer aproximar a comunidade riomaiorense dos Bombeiros e criou já a “Liga dos Amigos dos Bombeiros – Bombeiros Sem Farda”
Teve lugar no último sábado, 21 de março, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior para o triénio 2026 – 2028.
A anteceder esta cerimónia realizou-se o ato eleitoral, ao qual concorreu uma lista única liderada por Luís Miguel Ribeiro, a qual ficou marcada pela fraca adesão, uma vez que dos mais de 1700 associados dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior apenas 41 exerceram o direito de voto, tendo-se registado 37 votos a favor e 4 em branco.
A sessão de tomada de posse dos órgãos sociais foi conduzida pela Presidente da Assembleia Geral, Isaura Morais.
Luís Miguel Ribeiro sucede assim a António Quevedo na presidência da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior. O novo presidente desta centenária associação tem como vice-presidentes Leandro Jorge e Luís Vicente. Zulmira Coelho foi nomeada secretária e Sara Nogueira a tesoureira. Os vogais são Paulo Costa e Vasco Batista. Como suplentes encontram-se Nuno Gomes, Cristiano Pestana e Tiago Julião.
Por sua vez, Isaura Morais mantém-se como Presidente da Assembleia Geral e Silvino Vieira o Vice-Presidente. Francisco Colaço é o 1.º Secretário, sendo suplentes António Pereira e Vítor Montêz.
Por fim, o Conselho Fiscal é liderado por José Anes, tendo Rui Santos como Vice-Presidente. O Secretário Relator é David Carmo e os suplentes João Rebocho e João Correia Paz.
Na sua intervenção, o novo Presidente começou por referir: “Assumo esta responsabilidade com orgulho, mas também com plena consciência dos desafios que temos pela frente. Iniciamos um novo ciclo, assente na união, no trabalho e na dedicação a uma instituição que é um verdadeiro pilar da nossa comunidade”.
De seguida, Luís Miguel Ribeiro agradeceu aos bombeiros de Rio Maior, “vocês são o coração desta casa. Homens e mulheres que, todos os dias, dão tudo pelos outros”, prometendo que esta Direção irá estar sempre do seu lado.
No seu discurso de apresentação, Luís Miguel Ribeiro deixou clara a intenção de reforçar os recursos humanos dos bombeiros, “queremos aproximar ainda mais a comunidade dos bombeiros. É nesse sentido que lançámos a ‘Liga dos Amigos dos Bombeiros – Bombeiros Sem Farda’, um projeto aberto a todos os que querem ajudar, especialmente no apoio logístico em momentos de maior exigência.
Este é um projeto de todos. Juntos, seremos mais fortes”, explicou.
A finalizar, o novo presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, frisou que “com união, diálogo e trabalho, honraremos o passado e construiremos um futuro ainda melhor”.
Nesta sessão usaram também da palavra a Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Isaura Morais, e o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Santana Dias, tendo ambos desejado as maiores felicidades e um excelente mandato aos novos órgãos socias dos Bombeiros de Rio Maior.
A sessão ficou ainda marcada pelo preenchimento por parte de Filipe Santana Dias da 1.ª ficha de inscrição na “Liga dos Amigos dos Bombeiros – Bombeiros Sem Farda”, tendo Luís Miguel Ribeiro feito questão que assim fosse.
















