
O IBERANIME, o maior evento de cultura popular japonesa em Portugal, vai ter uma nova “casa” na edição deste ano. O IBERANIME vai mudar-se da FIL, em Lisboa, para Santarém, mais precisamente para o CNEMA.
Esta mudança reflete o compromisso da organização de proporcionar uma experiência maior e melhor aos visitantes. O CNEMA permite ao evento crescer com mais 10.000 m2 , com infraestruturas e espaço exterior que permitem incluir novas áreas temáticas e atividades, além de também oferecer maior conforto para os visitantes. O Iberanime no CNEMA tem 3 pavilhões, uma sala de claustros, dois auditórios, uma sala de oficinas, espaço exterior e estacionamento gratuito.
De forma a minimizar possíveis constrangimentos aos visitantes da próxima edição, a organização já está a trabalhar num plano robusto de transportes que facilitará a deslocação dos participantes a partir de Lisboa, e dentro de Santarém, a preços mais acessíveis.
O evento de 2025 vai ser reforçado em termos de dimensão e de conteúdos, sendo o objetivo que a experiência seja mais imersiva e multissensorial.
As novidades são várias, e incluem:
– Nova área de cultura tradicional, com a presença da Embaixada do Japão,
Language Craft (escola de línguas dedicada ao ensino da língua e
caligrafias japonesas), áreas de Reiki, Bonsais, Origamis e o palco cultural, com oradores dedicados a temas relacionados com a cultura japonesa;
– Japan Arcade Zone imersiva, com a recriação de um salão de jogos retro japonês;
– Espaço dedicado ao desenho, apoiado por um ilustrador de manga português;
– Competição individual de cosplay, que responde a um pedido do público;
– Torneios de gaming para que os visitantes possam competir entre si;
– Oficinas práticas de gastronomia japonesa, adereços de Cosplay, desenho manga, arranjos florais (Ikebana), dobragens, origami, entre outros;
– Auditório do CNEMA será transformada numa sala de cinema temática do evento.
Numa perspetiva mais social, deve salientar-se outra novidade para o próximo IBERANIME. A organização quer endereçar a saúde mental e o bem-estar, e com esse intuito estão planeados debates e sessões privadas com especialistas sobre bullying, identidade de género, autoconfiança, entre outros.
Além das novidades, os participantes vão continuar a usufruir das áreas de karaoke, board e card games, dança, coreografias, manga, séries e filmes de anime, e feira de marcas e artistas do universo japonês e da cultura pop.















