No próximo dia 2 de novembro, sábado, a partir das 21h30, a Sociedade Filarmónica União Pedroguense sobe ao palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para comemorar 150 anos de harmonia, música e arte! A entrada é gratuita para crianças dos 3 aos 10 anos e tem o custo de 6 € a partir dessa idade.
A Sociedade Filarmónica União Pedroguense foi fundada a 5 de novembro de 1874, sendo a segunda mais velha do concelho de Torres Novas e a única filarmónica da freguesia de Pedrogão. Possui uma escola de música com cerca de 22 alunos, com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, uma banda filarmónica com cerca de 40 músicos, com idades compreendidas entre os 12 e os 60 anos. O Coro Vozes d’Aire, nasceu de uma parceria entre a SFUP e o CAP (Centro Assistência Paroquial Pedrógão) e iniciou a sua atividade em setembro de 2023 e conta com 75 elementos, com idades compreendidas entre os 12 e os 84 anos.
As sociedades filarmónicas são espaços de acolhimento onde se reúnem aqueles que partilham o gosto pela música. Além de oferecerem um espaço para a expressão artística, são escolas onde se adquirem competências sociais num espaço intergeracional. Promovem a inclusão social, fomentam a disciplina e o respeito pelo trabalho de equipa e oferecem uma alternativa positiva para a ocupação do tempo livre. A atividade coral nas filarmónicas, associada à prática musical, amplia as capacidades artísticas dos associados e atrai um público diversificado. A capacidade de agregação das atividades já desenvolvidas e o impacto positivo na saúde e bem-estar de todos os que nelas colaboram torna imperioso que se mantenha a dinâmica e que se alargue o âmbito das atividades.