A candidata da freguesia de Azambuja – Maria Rei, de 21 anos, foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2024, organizada pela Câmara Municipal, no passado domingo, 23 de junho.
O espetáculo decorreu no espaço do Mercado Diário de Aveiras de Cima, freguesia da Rainha 2022 – Daniela Ferreira, que assim passou o testemunho à sua sucessora.
Esta eleição premiou, ainda, Miriam Batista, representante da freguesia de Vale do Paraíso, como 1ª Dama de Honor, e Inês Tavares da freguesia de Aveiras de Baixo como 2ª Dama de Honor. Sara Oliveira, da freguesia de Vila Nova da Rainha, recebeu a faixa do Prémio Simpatia, considerada pelas suas companheiras como a mais divertida e simpática do grupo. Para o Prémio Fotogenia foi eleita a candidata de Aveiras de Cima, Inês Joanico.
Participaram, ainda, Andreia Mendes, em representação da freguesia de Alcoentre, e Inês Costa, pela União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.
O espetáculo desta tarde de domingo ficou marcado pela graciosidade e alegria das jovens participantes, contando com os habituais três desfiles; o primeiro em traje regional, o segundo em roupa casual e, por fim, o desfile em traje de gala inspirado numa homenagem ao azulejo português.
A abertura do evento contou com a bonita voz de Cátia Mateus (eleita Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e de Portugal em 2019) que interpretou a canção “My Days”. Nos vários momentos de animação que complementaram o espetáculo, deliciaram o público com as suas atuações o grupo MarsuppiaAnee – com várias habilidades e artes de rua; também o dueto FreeAcro Souls – com ginástica acrobática, yoga e forças combinadas; e, ainda, o cantor Filipe Gonçalves, popularizado pelo êxito “Dança Joana”.
O júri da eleição, com cinco elementos, era composto por Catarina Rito (professora universitária na área do Design de Moda), Óscar dos Reis (ex-manequim e scouter na agência “Elite Lisbon”), Florbela Baptista (do Turismo de Portugal), Pedro Lourenço (da AMPV-Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Daniela Ferreira (Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2023 e Rainha das Vindimas de Portugal ainda em título).
No final de uma tarde cheia de juventude e emoções, Maria Rei, da freguesia de Azambuja, sucede a Daniela Ferreira, da freguesia de Aveiras de Cima, de quem recebeu a coroa, como nova Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja, e representará o nosso município no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela AMPV, no próximo dia 7 de setembro, no Cartaxo.
Refira-se que a iniciativa Rainha das Vindimas, dinamizada pelo Município de Azambuja com a colaboração das Juntas de Freguesia, pretende ser mais do que uma competição e tem como principais objetivos promover a coesão e o convívio entre todo o Concelho de Azambuja, bem como a partilha de valores e da identidade comum, divulgar os vinhos de qualidade aqui produzidos e o consumo responsável e, sobretudo, apoiar e valorizar uma juventude mais saudável, mais ativa e orgulhosa do seu concelho.