Tinha 74 anos e era natural de Santarém
O Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, morreu este domingo, 11 de agosto, aos 74 anos, em Lisboa, anunciou o organismo olímpico, durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Paris2024.
José Manuel Constantino presidia ao COP desde 26 de março de 2013, quando sucedeu a Vicente Moura, no auge da sua experiência no dirigismo desportivo, após liderar o Instituto de Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e a Confederação de Desporto de Portugal.
Nascido em Santarém, em 21 de maio de 1950, José Manuel Constantino foi o primeiro licenciado em Educação Física (1975) a presidir ao COP, depois de uma vasta experiência na docência, tanto no ensino universitário (1994-2002), como no ensino básico, no início da carreira (1973-1986).
Após três dias de internamento, num hospital em Lisboa, e depois de ter acompanhado a melhor representação portuguesa em Jogos Olímpicos, o Presidente do COP faleceu ontem vítima de doença prolongada.
Tal como em Tóquio2020, Portugal conquistou quatro medalhas, mas mais valiosas, com o ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, prata também no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.
De imediato o Comité Olímpico de Portugal expressou a sua dor pela partida do seu Presidente: “É com grande pesar que o COP partilha esta notícia, num dia de grande tristeza para a sua família e amigos, e para o desporto português. O nosso Presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização. A todos os familiares e amigos apresentamos sentidas condolências”, pode ler-se.
Presença habitual em Rio Maior, ou não fosse esta denominada a Cidade do Desporto, José Manuel Constantino foi também destacado pelo Presidente da autarquia, Filipe Santana Dias. “Recebi com profunda tristeza a notícia da partida do Professor José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Este grande Homem do desporto nacional, conquistou no seu percurso tudo o que havia para conquistar, deixando um legado de excelência em todos os cargos que desempenhou com brio, elevação e seriedade”.
Santana Dias realça que “foi um grande amigo do Concelho de Rio Maior, apoiando e incentivando todo o crescimento do desporto no nosso Concelho. Rio Maior, soube agraciar este enorme amigo em 2016, com a atribuição da medalha de honra da Cidade, fazendo justiça à excelente amizade que sempre uniu o Concelho e esta grande personalidade do Desporto Nacional. Professor, em meu nome e em nome de Rio Maior, obrigado por tudo o que fez por nós. Ser-lhe-emos eternamente gratos”!