A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém esteve na manhã do dia 5 de junho na Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) para a realização de duas sessões de fomento do empreendedorismo, incentivando os alunos à criação de empresas.
Com um total de cerca de 60 alunos presentes, a intervenção da NERSANT teve como objetivo apresentar o empreendedorismo e criação de empresas como uma saída viável após a conclusão dos estudos destes alunos, incentivando-os a empreender e a colocar ideias de negócio em prática.
Após a apresentação teórica em torno do tema do empreendedorismo, a NERSANT envolveu o grupo de alunos na realização de diversos exercícios práticos baseados nos princípios da criatividade, onde foi possível comprovar que “não há más ideias de negócio”, mas sim ideias que necessitam de ser trabalhadas.
A realização destas sessões de fomento do empreendedorismo insere-se no âmbito do projeto Sítio do Empreendedor, iniciativa da NERSANT que engloba o apoio ao empreendedorismo e criação e desenvolvimento de empresas na região.
De referir que a implementação de sessões de fomento do empreendedorismo apresenta diversas vantagens, sobretudo nas escolas profissionais, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de competências empresariais essenciais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a gestão de recursos e a inovação. Estas sessões incentivam a criatividade e a autoconfiança, preparando os jovens para o mercado de trabalho através de experiências práticas valorizadas pelos empregadores. Além disso, promovem uma cultura empreendedora que pode resultar na criação de novos negócios e empregos, contribuindo para o desenvolvimento económico e social das comunidades empresariais regionais.