A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém esteve presente numa reunião organizada pela CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, com o Chair do Grupo de Trabalho sobre África da BusinessEurope (BE), Benoit Chervalier.
O encontro, que decorreu no dia 26 de setembro, integra uma série de visitas que visam aprofundar o conhecimento sobre as oportunidades e desafios no financiamento de projetos europeus em África.
A reunião centrou-se na partilha de experiências e perspetivas sobre os limites e as oportunidades para melhorar o financiamento europeu em África, com foco nas garantias soberanas e no papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento, nomeadamente nos setores dos transportes e da energia. O encontro, que surgiu como preparação de um seminário sobre novas formas de financiamento privado para projetos em África, que se realiza em Bruxelas, visou também compreender as prioridades políticas e de cooperação de diferentes Estados-Membros da União Europeia no que toca ao continente africano, tanto a curto como a longo prazo.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a avaliação do Global Gateway, uma iniciativa europeia para impulsionar a conectividade global e a sua perceção por parte das empresas e do setor público, os instrumentos de financiamento disponíveis e as garantias proporcionadas pelos bancos multilaterais de desenvolvimento, as dificuldades no relacionamento entre empresas e as entidades de importância local e internacional, fundamentais para o sucesso dos projetos e a preparação da agenda 2025 e da próxima Cimeira UE-África.
A NERSANT, representada pelo seu presidente António Pedroso Leal, reforça a importância deste diálogo, que permite abrir novas vias para a internacionalização das empresas da região de Santarém, num quadro de crescente cooperação com o continente africano. A associação continuará a trabalhar em prol do desenvolvimento económico regional, promovendo a criação de pontes estratégicas que beneficiem os seus associados e a economia regional e nacional.
Para além do Presidente da Direção da NERSANT, do Chair do Grupo de Trabalho sobre África da BusinessEurope e de diversos diretores da CIP participaram na reunião como convidados, Paulo Neves, Deputado da Assembleia da República e Presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas; Inês Jacome, do Departamento Multilateral da AICEP, ponto focal português para a Global Gateway Initiative; Rui Boavida, Diretor de Assuntos Governamentais Portugal da Phillip Morris International; e Jorge Pereira, Diretor Geral da LIPACO.