A 29ª edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), um dos eventos musicais mais destacados do país, terminou este domingo, 21 de julho, com um balanço “extremamente positivo”.
“Conseguimos um nível muito alto de qualidade cultural”, afirma Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO, e também pianista e pedagoga. “As pessoas que vieram ficaram encantadas. É um evento de facto único”.
A Semana Internacional de Piano de Óbidos, integrada no Festival Internacional de Piano do Oeste, voltou a contar com a participação de pianistas oriundos de vários países. O programa incluiu concertos, masterclasses, mas também exposições de arte, dança e palestras. Os espetáculos decorreram em Óbidos, Caldas da Rainha e Lisboa.
Artur Pizarro, Manuela Gouveia, Paulo Pacheco, Nuno Inácio, Andrea Bonatta, Josep Colom e Boris Berman, foram alguns dos pianistas que marcaram presença na edição 2024.
Ao longo dos últimos 29 anos, a SIPO tem trazido a Óbidos, de forma ininterrupta, grandes personalidades do mundo da música e jovens estudantes, para um encontro com estudantes portugueses.
O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos musicais de todos os participantes, através de um trabalho estimulante e intenso com grandes mestres do piano. O ambiente gerado, aliado à capacidade de acolhimento da vila de Óbidos – de acordo com Manuela Gouveia – em muito tem contribuído para o sucesso deste evento.
“Os professores e os alunos sentem-se em família. A parte pedagógica é muito enriquecida pelo convívio gerado, pelo intercâmbio cultural”. Criam-se relações profissionais, de amizade, existindo hoje um grande número de ex-participantes das masterclasses da SIPO – tanto portugueses como estrangeiros – que estão no ativo como professores e pianistas.
Sobre as masterclasses da SIPO
As masterclasses da SIPO incluem um programa exclusivo de recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra. Estas masterclasses – que, em Óbidos, decorreram entre os dias 7 e 17 de julho – visam a profissionalização artística e instrumental de jovens alunos. Foram ministradas pelos professores Boris Berman, James Giles, Manuela Gouveia, Josep Colom e Andrea Bonatta.
O festival incluiu também uma exposição de pintura de Maria Natália Vaz Pires Bieck, inaugurada na Casa da Barbacam, em Óbidos, e a palestra “Helena e Madalena Sá e Costa ao Vivo”, apresentada por Helena Costa Araújo e Henrique Luís Gomes de Araújo, no Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.
Com organização da Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), a SIPO conta com o apoio do Município de Óbidos, da DG Artes, entre outros.
Entre os pontos altos da edição 2024, Manuela Gouveia destaca o concerto de abertura do evento com a Orquestra Gulbenkian, o concerto de Nuno Inácio (flauta) e Paulo Pacheco (piano), e ainda o concerto final com os participantes no Festival Internacional de Piano e atribuição do Prémio ACIM/Antena 2 pelo público assistente e pelo júri constituído pelos professores das masterclasses.
Para o ano, a SIPO regressa para celebrar o seu 30º aniversário.