

“É com profundo pesar que a Paróquia de Óbidos e o Município de Óbidos informam a comunidade do roubo dos painéis de azulejo da Igreja de Santo Antão, em Óbidos, ocorrido recentemente”, é com estas palavras que o Município de Óbidos dá início à participação desta ocorrência.
“Estes azulejos, de elevado valor histórico, artístico e patrimonial, representam não apenas a riqueza cultural do concelho, mas também uma parte da identidade e memória coletiva que agora se vê gravemente ferida”, refere ainda aquele município do Oeste, que diz “que de imediato foram informadas as autoridades competentes que se encontram a investigar o caso”.
A Câmara Municipal de Óbidos apela também “à colaboração de todos os cidadãos que possam possuir informações relevantes, para que ajudem a recuperar este património insubstituível”, salientando que “o roubo destes elementos não constitui apenas uma perda material, mas sobretudo uma afronta à história, à arte e à fé que, há séculos, se enraízam em Óbidos”.
Por fim, o Município de Óbidos diz “manifestar a sua confiança no trabalho das entidades responsáveis”, reafirmando “o compromisso na proteção e valorização do património religioso e artístico da região”.
