

Abriu este sábado, 4 de outubro, ao público, a Bienal de Pintura – Prémio Mário Botas, que reúne 35 obras finalistas candidatas a este galardão em honra do artista nascido na Nazaré. O júri reunirá ao longo da próxima semana para avaliação das propostas e a data da entrega do prémio será divulgada em breve.
Natural da Nazaré, Mário Ferreira da Silva Botas nasceu a 23 de dezembro de 1952 e ali fez os seus estudos primários e secundários.
Posteriormente, ingressou no curso de Medicina em Lisboa, onde se licenciou com distinção em 1975.
Em 1977, já afectado por leucemia, decidiu dedicar-se inteiramente à pintura — uma paixão antiga — e partiu para Nova Iorque, onde em 1978 realizou uma exposição individual na galeria Martin Summers.
Regressado a Lisboa em 1980, trilhou um percurso artístico marcado por forte expressão pessoal, até ao seu falecimento em 29 de setembro de 1983, com apenas 30 anos.
A obra de Mário Botas é considerada uma referência na arte portuguesa contemporânea.
A Bienal decorre entre 4 de outubro e 24 de novembro, no Centro Cultural da Nazaré e na Fundação Mário Botas.















