A exposição coletiva de artes plásticas, “Caminhos de Salgueiro Maia”, com curadoria do artista escalabitano, José Quaresma, chegou à Polónia, onde se encontra patente desde o passado dia 3 de dezembro, até ao final do ano, no espaço da Aula Gallery, Strzemiński Academy of Fine Arts, na cidade de Lodz.
A mostra, em que participam 53 artistas de Portugal, Brasil, Polónia e Itália, foi inaugurada em Portugal e passou por Santarém em maio, onde pode ser visitada no Fórum Actor Mário Viegas, do Centro Cultural e Regional. Na Polónia, será a sexta exposição desta iniciativa, que incluiu ainda a edição de um livro e a realização de um ciclo de conferências que passou por Lisboa, Santarém, Castelo de Vide, Arraiolos, Paris, Bolonha e agora Lotz. A última exposição do projeto realiza-se em Bolonha, Itália, durante o próximo ano, em data ainda por definir.
Sobre a presente exposição, José Quaresma explica que “a participação dos polacos neste projecto foi particularmente solidária, pois, realizaram todas as suas obras com alusões ao “nosso” querido Capitão. Recordo que os artistas portugueses tiveram gesto idêntico, os colegas de Bologna trataram dos Fratelli Cervi (opositores ao fascismo italiano) e os autores do Brasil abordaram plasticamente a canção de Chico Buarque ‘Tanto Mar’”.
José Quaresma, que também coordenou a realização do livro que acompanha esta mostra e serve ainda de catálogo, ‘Chiado, Carmo, Paris e os Caminhos de Salgueiro Mais’, onde constam textos de 22 autores, é atualmente professor associado e director do Departamento de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, sendo ainda investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.