No âmbito da Feira Nacional de Agricultar (FNA) 2024 e para assinalar o seu 10º aniversário, a Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal organizou um seminário para análise do tema “Azeite em perspetiva: Sustentabilidade, Inovação e Futuro”, a 13 de junho, na Sala Estúdio do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agracias (CNEMA).
Na sessão de abertura, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Pedro Lopes, Presidente da Olivum, deram as boas vindas a todos os sócios e participantes.
Ricardo Gonçalves agradeceu o convite, lembrando o importante momento em que se comemoram os 70 anos da Feira do Ribatejo, os 60 anos da FNA e os 30 anos do CNEMA. O autarca destacou a economia circular, sublinhou algumas inovações, como a InsectERA, com o aproveitamento do bagaço de azeitona, que passou de resíduo para sobre produto, através da utilização da larva da “mosca soldado-negro”, considerando que em matéria de tecnologia o setor olivícola se encontra bem-posicionado na perspetiva da sustentabilidade, da inovação e do futuro.
Juan Vilar, da Quan Vilar Consultores, apresentou o Estudo Olivicultura: “O Motor da (R)Evolução Agrícola Nacional”, um trabalho que apresenta o balanço do crescimento produção nacional, ibérica e mundial do setor da olivicultura.
Gonçalo Moreira, da Olivum, apresentou o “Programa de Sustentabilidade do Azeite”, seguida por uma mesa-redonda, sobre “Sustentabilidade: Abordagens no Setor Olivícola”, que foi moderada por Rui Almeida, da CONSULAI, que contou com os testemunhos de Assunção Cristas, da Vc!A, que foi Keynote Speaker, Eduardo Dinis, da CPP, que falou de Políticas de Apoio, Pedro Coelho, do BPI, para falar de financiamento, Mónica Sobreiro, do Clube de Produtores Continente, que fez uma abordagem sobre o mercado nacional.
A segunda mesa-redonda debateu o tema “Os Desafios Atuais para o Futuro do Setor”, com moderação de Mariana Matos, da Casa do Azeite, que contou com a participação de Tiago Carrilho, do BCSD, como Keynote Speaker, António Quadros, da EDIA, para falar de Energia, João Cortez de Lobão, da Herdade Maria da Guarda, para falar da vertente Social, Filipe Cameirinha, da Herdade da Figueirinha, incidiu a sua intervenção sobre Economia Circular, e Francesco Montanari, da Arcadia lnternational, trouxe o debate sobre o Creenwashing.
As notas finais do seminário, estiveram a cargo de Susana Sassetti, Diretora da Olivum, que destacou o facto dos Associados da Olivum serem responsáveis por 70% da produção nacional de azeite na campanha de 2023/2024. A Diretora da Olivum considera que se tratou de uma boa campanha, “apesar da produção de azeitona ter sido maior este ano, as temperaturas elevadas e chuvas em maior quantidade do que é habitual registadas no mês de outubro, bem como os períodos de geada sentidos em janeiro e fevereiro, resultaram numa maior humidade nas azeitonas e dificultaram a extração de azeite nos lagares”.