
O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes recebeu no último sábado, 5 de abril, em Celorico de Basto, das mãos do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o 1.º prémio do Concurso de Poesia realizado no âmbito da Festa do Livro daquele concelho minhoto.
A distinção foi atribuída a “Segundo livro do Génesis”, um poema longo, formalmente inspirado no primeiro dos livros bíblicos, e que reflete sobre a condição humana e a sua relação com o processo de criação dos mitos e religiões.
Com raízes familiares em Celorico, Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou a ser ali autarca, foi responsável, nessa época, pela criação da Festa do Livro. Agora, relembrou esse percurso, ele que é o maior responsável pelo espólio da respetiva Biblioteca Municipal.
Sobre este prémio, o Presidente da República sublinhou “a grande qualidade dos trabalhos a concurso e a sua criteriosa seleção pelo júri, enfatizando a importância da palavra nos dias de hoje, enquanto chave para que a democracia prevaleça no mundo”.
Agradecendo a entrega, Nuno Garcia Lopes sublinhou que, “numa época em que essa própria palavra nos pode iludir, a poesia é uma das suas utilizações mais seguras, pela forma como nos obriga a pensar”.
O poema vencedor foi magistralmente lido por Mariana Pereira, aluna do ensino secundário, que foi uma das apuradas no recente concurso local de leitura.
