
A Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha da ULS do Oeste voltou a acolher, durante as férias escolares do Natal, alunos do 12.º ano de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) no âmbito do projeto «Hospital, Uma Porta Aberta».
Num primeiro momento foi realizada uma sessão de boas-vindas aos alunos, que contou com a Presidente do Conselho de Administração, Dra. Elsa Baião, seguida de uma ação de sensibilização intitulada «Noções sobre prevenção e controle da infeção hospitalar» ministrada pela Enfª Zélia Pisoeiro antes da passagem pelos vários Serviços.
Durante quatro dias, o grupo de 20 alunos, subdividido em grupos mais pequenos, acompanhou o funcionamento dos vários Serviços Hospitalares, nomeadamente da Patologia Clínica, da Fisioterapia, do Bloco Operatório e das Consultas Externas, onde tiveram oportunidade de interagir com utentes e profissionais de saúde em contexto real.

Recorda-se que o projeto «Hospital, Uma Porta Aberta» insere-se numa estratégia de maior abertura da ULS Oeste à sociedade civil, e neste caso concreto, pretende sobretudo, de uma forma natural e através do contacto direto com a realidade hospitalar, auxiliar os jovens estudantes no processo de exploração e orientação vocacional.
Para o Professor Paulo Ribeiro do AERP «Ano após ano têm-se verificado uma grande curiosidade e interesse por parte dos alunos do 12.º ano em participar neste projeto. Esta oportunidade constitui-se como uma mais-valia para os que ponderam prosseguir estudos na área da saúde». Acrescentou ainda que «o contacto com os profissionais e a vida da instituição onde trabalham, vivendo por dentro as dificuldades e os sucessos do dia a dia, contribui para clarificar nestes jovens a sua vocação para encetar este tipo de cursos superiores».
Da parte da ULS Oeste, pretende-se dar continuidade ao projeto «Hospital, Uma Porta Aberta», e estender a outras escolas da área de abrangência da ULS que demonstrem interesse em participar.
