O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública informou que, no dia 3 de janeiro, na cidade da Marinha Grande, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Leiria, deteve um homem, de 61 anos de idade, sobre o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva, pela prática de um crime de condução de veículo em estado de embriaguez. Tais factos reportam-se a 2022, data em que foi praticado o crime.
Aquela polícia informou ainda que o referido cidadão é reincidente, tendo sido detido várias vezes pelo mesmo tipo de crime. Apesar destas detenções o detido não inverteu a sua conduta, continuando a conduzir sob influência de álcool.
Após a decisão judicial ter transitada em julgado, o Tribunal de Pombal, emitiu o mandado de detenção para cumprimento de 11 meses de prisão, tendo sido possível localizar e deter o homem que foi entregue no Estabelecimento Prisional Regional de Leiria para cumprimento da referida pena.
A PSP realça que a condução sob o efeito de álcool é uma das principais causas de acidentes rodoviários e de mortes na estrada, provocando uma diminuição de capacidades para conduzir em segurança.