O Feriado Municipal do Concelho de Rio Maior foi assinalado, pela Câmara Municipal, com um conjunto de iniciativas comemorativas do Dia do Concelho, fundado a 6 de Novembro de 1836.
A Programação das Comemorações foi composta por um vasto leque de manifestações culturais e lúdicas, que tiveram como objectivo fundamental satisfazer os vários públicos deste concelho e possibilitar a participação de todos os munícipes nos festejos propostos pela autarquia riomaiorense.
As celebrações principiaram logo pela manhã do dia 6 de Novembro com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.
Seguidamente, no auditório dos Paços do Concelho teve lugar a Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal, que contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, da Presidente da Assembleia Municipal, Isaura Morais, e do vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Adérito Machado, concelho geminado com Rio Maior.
No início da sua intervenção, Filipe Santana Dias começou por referir: “Celebramos hoje 188 anos de elevação de Rio Maior a Concelho. 188 anos de história que muito nos honra e que, escrita a linhas de ouro, nos foi conduzindo até aos dias de hoje, a um Rio Maior no caminho da modernidade mas respeitador das suas tradições, a um Rio Maior desenvolvido mas protetor da qualidade de vida dos seus habitantes, a um Rio Maior onde a harmonia do seu crescimento, permite que seja um território de exceção para que aqui se possa viver, estudar, trabalhar ou investir”.
Prosseguindo, o autarca riomaiorense realçou que “os momentos de celebração, de festa em comunidade, devem ser também momentos de reflexão e agradecimento, e, portanto quero, em meu nome e em nome de todos os Riomaiorenses, deixar um penhorado agradecimento a todos os Homens e Mulheres que antes de nós edificaram o Rio Maior que temos a sorte de nos servir, a todos,como ponto de partida para o cumprimento da missão que nos cabe todos os dias da nossa vida. Somos todos nós: Autarquias, Empresas, Serviços Públicos e Privados, Tecido Associativo, ou Cidadãos individuais, responsáveis por honrar e fazer justiça a todos aqueles que nos antecederam no nascimento e desenvolvimento deste nosso querido Concelho”.
Santana Dias destacou ainda que “o desenvolvimento de Rio Maior tem sido conquistado ao longo dos anos, com políticas públicas fortes de desenvolvimento, devidamente acompanhadas e não raras vezes lideradas por um tecido empresarial pujante e determinado. A execução de projetos estruturantes para o Concelho, tem sido sempre encarada com firmeza e contribuído determinantemente para o crescimento do território. Foi assim no passado, é assim no presente e estou certo que continuará a ser assim no futuro”, acescentando que “felizmente lidero uma equipa que não baixa os braços aos desafios, e que sempre soube fazer orelhas moucas a palavras tontas. E assim, tem sido possível, ao longo dos últimos anos, fazer conquistas importantíssimas e que muitos julgavam impossíveis, para a nossa cidade, para o nosso Concelho”.
O Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior disse ainda acreditar que “independentemente de todas as conquistas que Rio Maior possa ter tido e com certeza terá no futuro, existe um factor que sempre nos distinguirá dos restantes territórios. Existe quem, no seu saber, no seu saber fazer e no seu saber ser, nos torne únicos independentemente de com quem nos escolhamos comparar. E esse alguém é sem dúvida cada um dos Riomaiorenses que compõe a nossa comunidade. O orgulho que sinto em ser Riomaiorense é tanto que, em jeito de brincadeira, costumo dizer que as pessoas do mundo se dividem em apenas dois grupos: Aqueles que são Riomaiorenses e aqueles que gostavam de ser”.
A terminar, Filipe Santana Dias referiu: “Hoje assinalamos os 188 anos de elevação de Rio Maior a Concelho, e pretendo terminar como comecei. Desafiando-nos, a todos e a cada um, para que consigamos ser permanentemente gratos a todos aqueles que, antes de nós, deram tudo para que este Concelho fosse tudo aquilo que é hoje. Rio Maior precisa de todos nós, para que tendo por ponto de partida tudo aquilo que é hoje, venha a ser tudo aquilo que puder ser no futuro”, concluiu o edil riomaiorense.
Nesta cerimónia destaque ainda para a entrega de Diplomas de Serviço Público aos funcionários da Câmara Municipal e Desmor que cumpriram 30 anos de serviço e aos que se aposentaram no passado ano e também para as Distinções com a Medalha de Mérito Grau Prata que este ano distinguiu:
– António José Rocha Martins da Silva, presidente da Liga Europeia de Natação com uma forte ligação a Rio Maior, promovendo o Centro de Alto Rendimento de Natação de Rio Maior e ajudando a criar condições para que esta estrutura ajudasse a revolucionar o treino da natação em Portugal.
– Diana de Aguiar de Sousa, neurologista e investigadora riomaiorense, com um enorme currículo na área da saúde.
– Arlindo Bernardes Regueira, falecido recentemente e aqui homenageado a título póstumo como reconhecimento, a gratidão pelo seu exemplo, integridade e referência que foi para a Ribeira de São João e para o Concelho de Rio Maior.
– Casa Marques – Retrosaria, casa centenária que é um testemunho da força da memória coletiva, da resiliência de uma família e da importância de preservar as tradições que moldaram e moldam a identidade local.
Esta sessão solene ficou ainda marcada pelas atuações da Tuna da Universidade Sénior de Rio Maior, da cantora riomaiorense Mónica Pires, que foi a representante do nosso Concelho no Festival da Canção Rural, no qual obteve o 2.º lugar, e das jovens ginastas da Associação Académica Desportiva de Rio Maior, Joana Costa e Leonor Silva.
A terminar a manhã de Cerimónias Oficiais do Feriado Municipal teve lugar a romagem ao Jardim Municipal para a habitual Homenagem aos Riomaiorenses, com a colocação de coroa de flores no Obelisco do Centenário e homenagens aos Combatentes e a S. Nuno de Santa Maria, com deposição de coroas de flores nos respectivos monumentos, Seguindo-se uma de Missa Solene por Alma dos Riomaiorenses falecidos, na Igreja Paroquial de Rio Maior.