Englobado nas comemorações do 188.º aniversário do concelho de Rio Maior, o executivo da União de Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João, liderado por Leandro Jorge, homenageou o antigo Presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de São, Arlindo Bernardes Regueira, falecido recentemente, ao atribuir o seu nome ao remodelado parque de merendas da Ribeira de São João.
Arlindo Bernardes Regueira, foi também homenageado, a título póstumo, na manhã de ontem, pela Câmara Municipal de Rio Maior que lhe atribuiu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata.
Arlindo Bernardes Regueira, nascido a 8 de abril de 1935, assim que terminou a escola primária partiu para a cidade à procura de uma vida melhor, tal como quase todos os rapazes do seu tempo. Começou a trabalhar como marçano (a entregar mercearias em casa dos fregueses) e depois de anos de labuta, consegue na década de sessenta e com o aparecimento da avicultura industrial, dedicar-se à criação e comercialização de aves de capoeira, constituindo assim o seu primeiro negócio próprio.
Regressa à sua terra no inicio da década de setenta e dinamiza por completo a sua aldeia. É o grande impulsionador da comunidade ribeirense, à altura adormecida, dinamizando o Clube Desportivo Agrícola Ribeirense, originando uma intensa atividade social, cultural e desportiva, com particular destaque para as suas equipas de atletismo, que percorreram todo o país, levando o nome da Ribeira de São João e Rio Maior a todos os cantos de Portugal.
São também por si impulsionadas as grandes festas populares da Ribeira de São João, por onde desfilaram grandes nomes do panorama artístico nacional. Sem dúvida as melhores da região ao seu tempo.
É também devido a este impulso dinamizador que em finais da década de setenta, convida vários ribeirenses para formarem a Sociedade Agropecuária da Ribeira de São João, mais tarde PORCAVE, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da Ribeira de São João.
Arlindo Bernardes Regueira, foi ainda Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira de São João no período de 5 de fevereiro de 2002 a 29 de outubro de 2009. Um homem do seu tempo, um Ribeirense à frente do seu tempo e um Riomaiorense ímpar, a quem são devidos o reconhecimento, a gratidão e a homenagem pelo seu exemplo, integridade e referência que foi para a Ribeira de São João e para o Concelho de Rio Maior.
Arlindo Bernardes Regueira faleceu no passado dia 11 de outubro.