O Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, recebeu nos dias 30 de agosto e 01 de setembro, os melhores do Mundo do Teqball. Nesta primeira do Challenger Teqball League da FITEQ – Federação Internacional de Teqball, que faz parte do Circuito Mundial de Teqball, em coorganização com o GFEC “Caixeiros” de Santarém, em parceria com o Município de Santarém, Adam BLAZSOVICS e Marek POKWAP, sagraram-se campeões, nas duplas masculinas, que ganharam por 2-0 à esquipa de Nikola MITRO e Hugo RABEUX. Nas duplas masculinas, a medalha de ouro, foi entregue Petra PECHY e Nora VICSEK que também ganharam por 2-0 à equipa de Zsofia DEZSENYI e Amelie JULIAN. Nas duplas mistas, Nora VICSEK e Marek POKWAP, venceram por 2-0 a equipa de Petra PECHY e Adam BLAZSOVICS.
Nas duplas masculinas, Rui Leitão, do GFEC “Caixeiros” de Santarém que fez dupla com Lionel Beyer, de França, arrecadou o 4º lugar.
Destaque também para o jovem Martim Vasques, do GFEC “Caixeiros”, de apenas quinze anos, que alcançou os quartos de final. E fez dupla com Rayan Steglich, do Porto.
Ricardo Silva, árbitro dos “Caixeiros”, arbitrou a sua primeira final internacional, depois da estreia como árbitro internacional, em Madrid, em maio.
João Teixeira Leite, Vice- Presidente do Município de Santarém, assistiu a grande parte do CHALLENGER TEQBALL LEAGUE, e Alfredo Amante, Vereador com o Pelouro do Desporto na Câmara de Santarém, acompanhado por Carlos Coutinho, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, entregaram muitos dos prémios desta prova, que contou com a participação de doze jogadores do Top 20 Mundial, alguns jogadores, campeões do Mundo, e líderes dos rankings mundiais, sessenta (60) atletas: 22 Femininos e 38 Masculinos; 12 Atletas Top20 Mundial; 1 Tricampeão Mundial e 1 Tetracampeão Mundial. Santarém Teqball Cup 2024.
Brasil, Espanha, Itália, Líbano, Senegal, Geórgia, França, Hungria, Sérvia, Polónia, Kuwait, Ucrânia e Portugal foram os países representados.
A CHALLENGER TEQBALL LEAGUE pretende promover o desenvolvimento de base desta prática desportiva, em que a par do Teqball competitivo, juntou experiências culturais ricas, tendo em conta que os atletas participantes são provenientes de treze países, das cidades mais pitorescas da Europa.
Nas duplas femininas, defrontaram-se nove duplas. Sete atletas em representação de Portugal, enquanto os jogadores de Teqball de França, Hungria, Espanha, Itália e Líbano também participaram nesta prova.
O maior campo esteve na categoria de pares mistos, onde vinte e dois pares lutaram pelo troféu da Challenger Teqball League – Santarém Cup.