
O Politécnico de Santarém (IPSantarém) inaugurou, no passado dia 21 de março, a Residência de Estudantes da Quinta do Galinheiro, situada na Escola Superior Agrária.
Numa cerimónia que contou com a presença de Fernando Alexandre, Ministro da Educação, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “é com grande satisfação que estamos aqui hoje para inaugurar este um espaço que representa um passo significativo na valorização da educação e no apoio aos nossos jovens. A existência do Politécnico de Santarém, com a dinâmica que hoje assistimos, é fundamental para o desenvolvimento do nosso território e do Concelho de Santarém”.
Para João Moutão, que tomou posse no mesmo dia para um segundo mandato como Presidente do IPSantarém, “este reforço na oferta de alojamento estudantil é essencial para garantir condições dignas e acessíveis aos nossos estudantes e atrair novos talentos para Santarém”.
Esta nova residência de estudantes tem uma capacidade para 74 camas, entre os quais, quatro para pessoas com mobilidade reduzida, duas salas de estudos, duas salas de convívio, duas cozinhas e uma lavandaria.
O momento ficou também marcado pela apresentação de novos projetos, nomeadamente, a nova residência de estudantes a construir na antiga Escola Prática de Cavalaria, num imóvel cedido pela autarquia para esta finalidade e que vai disponibilizar 131 camas, num investimento de quatro milhões, trezentos e setenta e três mil, novecentos e cinquenta e nove euros.
João Teixeira Leite disse que “vamos continuar a trabalhar de forma conjunta e ativa. O que estamos todos a construir é muito importante para o futuro coletivo da nossa região. Estes projetos refletem a nossa ambição de criar um ambiente educativo que beneficie não apenas Santarém, mas toda a região”, destacando que “este é um investimento não apenas em infraestruturas, mas também no futuro dos nossos estudantes, que são a chave para o desenvolvimento e a prosperidade da nossa sociedade”.
Para além deste projeto, estão previstas as requalificações da Residência de Estudantes Andaluz com 153 camas, da Residência de Estudantes S. Pedro com 103 camas e da Residência de Estudantes Pedro Álvares Cabral com 49 camas.
Estes novos quatro projetos representam um investimento de sete milhões, seiscentos e trinta e cinco mil, quinhentos e vinte e seis euros e são apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
