25 de Abril foi a data escolhida pela União de Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João, para inaugurar um monumento que homenageia os antigos combatentes daquela freguesia do concelho de Rio Maior, que lutaram pela pátria em terras do Ultramar.
O monumento agora inaugurado está instalado mesmo em frente à sede da Junta de Freguesia, liderada pelo social democrata, Leandro Jorge.
A sessão solene, que antecedeu a inauguração do monumento, contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, do presidente daquela União das Freguesias, Leandro Jorge, do presidente do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, José Carlos Santos, e do pároco da freguesia, Claudio Rodrigues.
A inauguração deste novo monumento teve “guarda de honra” feita por elementos da Escola de Sargentos de Caldas da Rainha e de representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Rio Maior, Leiria, Peniche e Alcobaça, tendo sido depostas três coroas de flores, por parte da Câmara Municipal, União das Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João e da Liga dos Combatentes, em homenagem aos combatentes daquela freguesia já falecidos.
De realçar a presença de alguns ex-combatentes nesta merecida homenagem levada a cabo por esta União de Freguesia do concelho de Rio Maior.