Através do programa Erasmus Plus Sepie, seis alunos espanhóis do Ciclo de Formação Intermédio em Sistemas e Redes de Microcomputadores, do Instituto de Educación Secundária Francisco de Los Rios, da Província de Córdoba, encontram-se a realizar os seus estágios em estreita parceria com a Escola Profissional de Rio Maior (EPRM), em empresas de Rio Maior (Ribalnet, Bitzone e Panpor), Santarém (Megasoft) e Óbidos (Parque Tecnológico).
O conceituado estabelecimento de ensino Instituto de Educación Secundária Francisco de Los Rios descreve no seu site na Internet a aventura destes jovens em terras lusas da seguinte forma: “No cenário pitoresco de Rio Maior, Portugal, seis estudantes entusiasmados mergulharam numa emocionante aventura de aprendizagem. Estes jovens talentos estão a realizar os seus estágios em empresas do setor das tecnologias de informação e comunicação. Através desta experiência, não estão apenas a adquirir competências práticas, mas também a validar o módulo Workplace Training. Mas isso não é tudo: eles também estão mergulhando na rica cultura e sociedade desta bela região”.
Aquele Instituto refere ainda que “estes alunos terão a oportunidade de visitar mercados tradicionais, saborear delícias culinárias e participar em festividades locais. A interação com a comunidade dar-lhes-á uma perspectiva mais ampla e enriquecedora”.
O Instituto de Educación Secundária Francisco de Los Rios destaca a preciosa colaboração da EPRM, cuja “orientação e apoio têm sido essenciais para a organização destas práticas, desde a resolução de questões logísticas até ao fornecimento de informação cultural. O professor João Paulo Colaço tem sido um verdadeiro amigo e mentor”, relçam.
A finalizar, o estabelecimento de ensino espanhol frisa: “Que esta aventura em Rio Maior continue a inspirar as futuras gerações de estudantes”.