O Município de Santarém, no âmbito da gestão do arvoredo urbano, procedeu à avaliação do estado fitossanitário de várias das árvores existentes no espaço verde denominado por Mata Municipal e identificou 6 árvores, das espécies Cupressus lusitânica, Cedrus deodara, Cupressus sempervirens e Hesperocyparis lusitânica, em mau estado fitossanitário, que necessitam ser removidas.
No seguimento desta avaliação, vai-se proceder hoje, 18 de setembro, ao seu abate, uma vez que se verificou a existência de risco e perigo sobre a segurança de pessoas e bens, resultantes de eventual queda destas árvores ou dos seus ramos, tornando-se por isso necessário o seu abate e respetiva remoção.
A decisão de abater qualquer árvore, resulta sempre de uma séria avaliação e da procura de alternativas capazes de manter a segurança e dignidade das espécies arbóreas. Estas foram alvo de avaliação por entidade especializada e são tomadas várias outras medidas de gestão/manutenção em vários outros exemplares.
Os trabalhos a executar na estrutura arbórea, inclui-se numa intervenção mais alargada, a realizar pela Divisão de Gestão do Espaço Público e Espaços Verdes, do Departamento de Ambiente, Sustentabilidade e Espaços Públicos, onde se prevê a requalificação do mobiliário urbano existente, da iluminação pública, dos elementos de contenção de terras e vedações, incluindo a pintura dos mesmos. Em paralelo vão ser reforçadas, além das plantações de árvores do mesmo tipo de espécies, também a plantação de espécies arbustivas nos canteiros envolventes.
Estas intervenções visam a melhoria do espaço designado por Mata Municipal, dotando a mesma de melhores condições de utilização e garantindo a segurança de pessoas e bens, bem como a melhoria das infraestruturas existentes.
O Município de Santarém solicita desde já a compreensão de todos os munícipes pelos condicionalismos que podem ocorrer, durante os trabalhos de abate e remoção das árvores.
