
Cerca das 18h30 do dia 16 de janeiro, a Polícia de Segurança Pública de Leiria em articulação com o DIAP de Leiria, desencadeou uma operação direcionada para o tráfico de estupefacientes designada “Código”, resultante de uma investigação realizada ao longo dos últimos meses.
Da referida operação resultou a detenção em flagrante delito de 4 cidadãos, todos do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 33 e os 60 anos, no momento em que efetuavam uma transação de produto estupefaciente no concelho de Porto de Mós, bem como, na detenção fora de flagrante delito de dois cidadãos, um do sexo masculino e um do sexo feminino de 77 e 76 anos respetivamente.
Foram ainda constituídas arguidas três cidadãs entre os 16 anos e 41 anos de idade.
No decorrer da referida operação foram efetuadas 3 buscas domiciliárias e 9 buscas não domiciliárias, sendo estas maioritariamente a veículos da pertença/utilização dos suspeitos nesta atividade ilícita.
Em consequência das referidas buscas foi apreendido 37 620 euros em numerário do BCE, 245,72 gramas de cocaína (equivalente a 1228 doses), 95,96 gramas de produto de corte, duas armas de fogo (revólver e caçadeira), 15 cartuchos, duas réplicas de arma de fogo (revólveres), 3 balanças de precisão, 4 viaturas ligeiras, dois motociclos, vários telemóveis e, vários objetos relacionados com a atividade investigada.
Estes suspeitos, ao longo dos últimos meses, dedicavam-se à venda de droga na zona urbana da cidade de Leiria, bem como, nas localidades limítrofes.
O pagamento do referido produto, por parte dos consumidores, era maioritariamente efetuado através do envio de códigos da aplicação “MbWay”, que permitia aos suspeitos proceder ao levantamento imediato das quantias monetárias envolvidas numa qualquer ATM.
Relativamente a uma das armas de fogo apreendidas, nomeadamente a caçadeira, a mesma havia sido furtada no ano de 2023, no concelho de Alcobaça, tendo posteriormente sido alterada através do corte dos canos e coronha, transformando-a assim numa “caçadeira de canos serrados”.
Os seis detidos encontram-se nos quartos de detenção da PSP de Leiria onde irão aguardar a sua apresentação a 1.º interrogatório judicial de arguido detido.
