A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Rio Maior e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Rio Maior assinalaram o Dia Mundial da Diabetes, celebrado ontem, 14 de novembro, com a afixação de um círculo azul na sala de espera, em referência ao símbolo da efeméride.
O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, que representa a união e é um símbolo universal de vida e saúde. O azul representa a cor do céu que une todos os países e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade internacional para responder à ameaça da pandemia da Diabetes.
Instituído em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes visa sensibilizar para o impacto global desta doença e a sua rápida expansão.
Entre os principais objetivos desta data destacam-se a sensibilização para o impacto e crescimento da diabetes, o incentivo a políticas públicas que favoreçam uma melhor qualidade de vida para os doentes, a promoção do diagnóstico precoce e a orientação para um tratamento adequado.
Atualmente, a diabetes afeta mais de 400 milhões de pessoas no mundo, resultando em mais de 5 milhões de mortes anuais, muitas das quais relacionadas com o facto de metade das pessoas desconhecerem que têm a doença.