

A equipa de diabetes Pediátrica da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) iniciou, na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, a colocação de sistemas de infusão contínua de insulina (bombas de insulina) em crianças e adolescentes acompanhados em consulta nesta unidade hospitalar.
As bombas de insulina permitem a administração contínua e mais precisa da insulina, facilitando o controlo glicémico e proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida dos utentes diabéticos.
A equipa de Diabetes Pediátrica da ULS do Oeste acompanha estas crianças desde a colocação da bomba no hospital até à sua adaptação no meio escolar, assegurando sempre um apoio próximo e continuado.
A ULS do Oeste tem um Centro de colocação de bombas de insulina para utentes adultos e pediátricos em funcionamento na Unidade de Torres Vedras, onde a colocação de bombas em idade pediátrica ocorre desde 2019.
Fruto do trabalho conjunto e coordenado de toda a equipa multidisciplinar inicia-se agora este modelo de tratamento na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, traduzindo-se num acompanhamento em proximidade destas crianças e adolescentes e dos seus cuidadores/ familiares.
A ULS do Oeste reafirma, assim, o seu compromisso em investir continuamente na formação dos profissionais de saúde, e na garantia do acesso de cuidados em proximidade aos seus utentes.















