No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Unidade Local de Saúde do Oeste organizou no dia 1 de junho, um conjunto de atividades destinadas aos filhos e netos dos seus funcionários, que tiveram lugar na zona da Consulta Externa das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras.
Ao longo da manhã de sábado, mais de 100 crianças dos 3 aos 12 anos, distribuídas pelas duas Unidades Hospitalares, experienciaram uma ida à Unidade de Saúde dos Bonequinhos do Oeste com o seu bonequinho, que estava doente.
Esta atividade procurou recriar uma Unidade de Saúde à escala dos mais novos, onde simularam a passagem por algumas das várias etapas do circuito na prestação de cuidados de saúde disponibilizados na ULS do Oeste, desde o consultório médico, a sala de tratamento, a vacinação, a higienista oral, os exames de diagnóstico – análises clínicas e imagiologia, a dádiva de sangue, o bloco operatório, a ida ao oftalmologista, a psicologia, a nutrição, etc.
No exterior, as crianças tiveram ainda oportunidade de simular uma deslocação na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha com o seu bonequinho, e de conhecer a Viatura Médica de Reanimação (VMER) de Torres Vedras e de Caldas da Rainha, respetivamente.
Com esta iniciativa, a Unidade Local de Saúde do Oeste pretendeu que os filhos/netos dos seus profissionais conhecessem o local de trabalho dos seus familiares de uma forma lúdico-pedagógica, possibilitando que as crianças se familiarizem com os profissionais de saúde, com as consultas médicas e com os outros procedimentos comuns nas unidades de saúde.
No final, o Conselho de Administração da ULS do Oeste manifestou o seu sincero agradecimento a todos os profissionais dos vários Serviços que estiveram envolvidos na organização destas comemorações, assim como os vários parceiros que gentilmente contribuíram para que esta manhã fosse mais animada, nomeadamente aos supermercados Auchan de Torres Vedras e de Caldas da Rainha, Essilor, I3O, Itau, e os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha.