
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), enquanto entidade acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) como entidade formadora na valência de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), realizou no dia 12 de março mais uma edição desta formação certificada.
A ação decorreu no Edifício da Força Especial de Proteção Civil, em Almeirim, e dirigiu-se a enfermeiros e médicos, incluindo oito médicos internos de formação geral.
Esta formação, conduzida por formadores certificados da ULS Lezíria, proporcionou aos participantes conhecimentos teóricos e práticos essenciais para atuar em situações de emergência, promovendo intervenções rápidas e eficazes que podem salvar vidas.
Durante a formação, os participantes adquiriram conhecimentos sobre o conceito de cadeia de sobrevivência e a identificação de potenciais riscos para o reanimador. De igual modo, foram abordados outros temas fundamentais como a execução correta das manobras de suporte básico de vida, o funcionamento do Desfibrilhador Automático Externo (DAE) e as regras de segurança associadas à sua utilização. Foram ainda abordados os passos e a sequência de intervenções com o DAE, culminando na aplicação prática do algoritmo de SBV com a utilização do desfibrilhador.
Desde a sua acreditação, em setembro de 2024, a ULS Lezíria tem vindo a reforçar a sua capacidade formativa nesta área, contribuindo para a capacitação de profissionais em SBV-DAE e assegurando o cumprimento integral dos normativos exigidos pelo INEM para a acreditação de entidades formadoras em emergência médica.
