

O bp Ultimate Rally Raid Portugal traz ao nosso país a elite do todo-o-terreno. De 23 a 28 de setembro, os melhores pilotos de automóveis e motos do mundo vão acelerar pelos estradões de terra do Alentejo, Ribatejo e da Extremadura espanhola. É o Dakar europeu, uma prova que pode revelar-se decisiva para a atribuição de vários títulos mundiais.
O evento organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) faz parte do Campeonato do Mundo Rally-Raid (W2RC), organizado pela FIA e pela FIM, e é a única que se realiza na Europa, o que mostra bem a importância que o nosso país tem no todo-o-terreno mundial.
Durante quase uma semana, vamos ter o melhor do todo-o-terreno mundial no nosso país, com etapas longas, areia e rápidos estradões de terra. O bp Ultimate Rally Raid Portugal tem uma extensão de 2.160 km, dos quais 1.405 são cronometrados (+ 40% relativamente a 2024).
A parte competitiva compreende o prólogo, uma classificativa-espetáculo no centro da vila de Grândola, e cinco etapas, que prometem muita aventura, competição e um espetáculo único ao longo de cinco dias. A prova começa em Grândola, terça-feira, dia 23, tem uma incursão pela Extremadura espanhola e termina em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, domingo, dia 28, num cenário de rara beleza e muita história. A capital portuguesa recebe, pela primeira vez, o Campeonato do Mundo de Rally-Raid, depois de ter sido ponto de partida do Dakar em 2006 e 2007.
114 equipas inscritas
Estão inscritas 62 equipas na categoria Auto, bem como 52 pilotos nas motos. Uma lista de luxo, onde aparecem praticamente todos os grandes nomes que correram no Dakar 2025, o que mostra bem o entusiasmo que a prova do ACP desperta a nível internacional.
O bp Ultimate Rally Raid Portugal vai ter os melhores pilotos do mundo ao volante de protótipos concebidos para o todo-o-terreno, com cerca de 360 cv. Tendo em atenção a quantidade e qualidade dos inscritos, espera-se uma prova emocionante, com muitos candidatos à vitória.
O tricampeão mundial e atual líder do campeonato Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider) vai querer repetir o triunfo do ano passado, mas tem a forte oposição dos colegas da equipa oficial da marca do Grupo Renault: o nove vezes campeão do mundo de ralis, Sébastien Loeb e a espanhola Cristina Gutiérrez.
A Toyota Gazoo Racing W2RC alinha, igualmente, com uma formação poderosa, composta por Henk Lategan, Luca Moraes e Seth Quintero, que vão tripular o Hilux T1+ Evo, um dos carros mais competitivos do Mundial. O português João Ferreira, atual detentor da Taça do Mundo de bajas em 2024, vai alinhar com um carro igual e é naturalmente candidato à vitória. A marca japonesa é reforçada com a Overdrive Racing, que alinha com o vencedor do Dakar 2025, o saudita Yazeed Al Rajhi, o argentino Juan Cruz Yacopini e o chileno Hermán Garcés.
A Ford entrega um Raptor T1+ ao antigo bicampeão mundial de ralis, Carlos Sainz, outro candidato à vitória, e ao veterano piloto grego, Jourdan Serderidis, que habitualmente participa em ralis.
A X-raid alinha com três Mini JCW 3.0i para Denis Krotov, Lionel Baud e Adroaldo Weisheimer. Outros nomes a ter em conta na discussão dos lugares cimeiros são os irmãos Marcos e Christian Baumgart, que vão tripular um Toyota Hilux T1+ Evo. Destaque também para a presença dos portugueses, Francisco Barreto (Toyota Hilux T1+ Evo) e José Rogeira (Ford Ranger T1+).
A prova do ACP pode ser determinante para a atribuição do título mundial de pilotos e construtores. Nasser Al-Attiyah e a Toyota lideram destacados e, em caso de vitória e de um mau resultado dos adversários, os títulos ficam praticamente entregues.
A categoria Challenger conta com os melhores pilotos dos protótipos ‘side by-side’. Nicolás Cavigliasso (Taurus T3 Max), Pau Navarro (Taurus T3 Max) e Dania AKeel (Taurus T3 Max) vão lutar pelo título mundial, mas os portugueses Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max), segundo no Dakar 2025, Miguel Barbosa (Taurus T3 Max) e Hélder Oliveira (Can-Am Maverick), são potenciais candidatos à vitória.
Nos SSV, Alexandre Pinto (Polaris RZR) é um dos favoritos e pode garantir o título mundial nesta prova.
Nas motos, espera-se uma prova muito disputada entre os especialistas da KTM, Honda, Hero e Sherco. Daniel Sanders (KTM 450 Rally) venceu as três provas já realizadas e é, naturalmente, o favorito, mas vai ter a oposição de Ross Branch (Hero 450 Rally), campeão do mundo em 2024, Luciano Benavides (KTM 450 Rally), atual segundo classificado no campeonato, Ricky Brabec (Honda CRF 450), duplo vencedor do Dakar (2020 e 2024), Adrien Van Beveren (Honda CRF 450), Bradley Cox (Sherco 450 Rally) e Jose Ignacio Cornejo (Hero 450 Rally). Uma referência para a participação de Pedro Bianchi Prata com a Moove Stark, uma moto 100% elétrica.
No âmbito da edição 2025 do bp Ultimate Rally Raid Portugal, o público terá ainda a oportunidade única de acompanhar equipas e pilotos nos três Bivouacs da prova. Localizados em Grândola (Parque de Feiras e Exposições), Badajoz (Recinto de Feiras de Badajoz) e Lisboa (Doca de Pedrouços), estes espaços serão verdadeiros centros de ação e convivência, permitindo ao público conhecer de perto máquinas e protagonistas da competição.
