
São 31 anos a unir sabores, tradições e comunidade em torno do peixe que é a estrela deste mês. De 8 de fevereiro a 9 de março, o Município de Vila Nova da Barquinha promove mais uma edição da mostra gastronómica “Mês do Sável e da Lampreia”, apresentando à mesa a riqueza dos seus rios.
Nesta época do ano, o sável e outras espécies sobem as águas do Tejo, dando origem a sabores únicos, animando a restauração e atraindo milhares de visitantes a um território onde se podem visitar os monumentos nacionais Castelo de Almourol e Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, ou o mais recente Trilho Panorâmico do Tejo, entre outras atrações.
Este verdadeiro festival da gastronomia ribeirinha tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional de um concelho banhado por três rios – Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.
“Assinalando esta data especial, salientamos a forte parceria mantida com os restaurantes do concelho, agradecendo o talento dos nossos chefs, a dedicação dos pescadores locais e aos vários milhares de visitantes que anualmente transformam este evento numa referência da gastronomia da região”, realça a organização deste conceituado evento gastronómico.
Os amantes desta iguaria poderão degustar o sável frito com açorda de ovas, em cinco restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha, e ganhar passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário. Esta promoção é válida apenas ao fim de semana, sendo atribuído 1 bilhete por dose, nos restaurantes aderentes.
