A Câmara Municipal de Santarém (CMS) aprovou esta quinta-feira, 1 de agosto, por unanimidade, a proposta de delimitação da Unidade de Execução (UE) do Acesso Norte de Santarém, a realizar através do sistema de cooperação, para uma área que permita a realização de uma operação integrada de ocupação e requalificação da entrada norte de Santarém.
“Um investimento público e privado que irá atribuir dignidade, conforto e segurança na entrada norte de Santarém, será a primeira fase da requalificação da Avenida Francisco Sá Carneiro”, explicou o Vice-Presidente da autarquia, João Teixeira Leite durante a reunião de Câmara, acrescentando ainda que “esta Unidade de Execução é uma figura de direito urbanístico que vai ao encontro das necessidades do projeto de requalificação daquela zona da cidade”.
Segue-se após esta aprovação a publicação em Diário da República e um período de discussão pública. Finalizada a auscultação de interessados, o projeto será considerado em Reunião de Câmara e posteriormente lançada a obra pelos promotores privados.
O projeto inclui a criação de uma avenida com três faixas de rodagem, a construção de duas rotundas, de passeios e uma ciclovia.
A segunda fase do projeto, que se prevê que seja lançado em 2025, envolve o restante troço de Vale de Estacas, entre o supermercado Pingo Doce e a rotunda Bernardo Santareno, vulgarmente conhecida como a rotunda do Continente.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Autarquia realçou “a importância do projeto e a capacidade de mobilização de recursos públicos e privados”.