A Universidade Cultural de Alcanede (UCA) foi inaugurada no passado dia 4 de janeiro, nas instalações do antigo Jardim de Infância da Freguesia. Este projeto resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA), da Junta de Freguesia de Alcanede (JFA) e do Município de Santarém (MS).
Destinado a pessoas com mais de 50 anos, a UCA oferece oportunidade para aprender, partilhar e viver experiências únicas. As inscrições já estão a decorrer na Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e as aulas tiveram início ontem, 6 de janeiro, oferendo diversas disciplinas.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, os Vereadores, Nuno Domingos, Alfredo Amante e Carlos Martinho marcaram presença nesta inauguração, acompanhados por Manuel Vieira, Presidente da Freguesia de Alcanede.
Na ocasião, foi celebrado um protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, Junta de Freguesia de Alcanede e o Município de Santarém.
O protocolo agora assinado tem por objeto o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e desportivas e ainda apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, recreativa ou outra de interesse para o município, incluindo aquelas que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças e o Município compromete-se a atribuir um apoio de 18 mil euros para potenciar estas atividades.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu a importância de apoiar estas causas a pensar nas pessoas e no seu bem-estar. João Teixeira Leite referiu ainda “o Município de Santarém estará sempre junto de quem mais precisa, a educação e a cultura são pilares fundamentais do desenvolvimento social. Este projeto promove a partilha do conhecimento, condição fundamental para a comunidade de Alcanede”.