O Município de Azambuja recebeu, no final da passada sexta-feira, a confirmação da aprovação da candidatura aos fundos do PRR da requalificação integral do posto médico de Alcoentre e do sistema AVAC do Centro de Saúde de Azambuja.
A confirmação chegou à autarquia através de um email enviado pela própria Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, IP), acompanhado pela minuta do respetivo contrato de financiamento. Este contrato será assinado, numa cerimónia a realizar na tarde de amanhã, dia 04 de junho, nas instalações do Ministério da Saúde, e que contará com a presença, nomeadamente, do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial e da Ministra da Saúde.
Sublinhe-se que a assinatura deste contrato é o passo decisivo que vem garantir o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com fundos da União Europeia, para as intervenções há muito aguardadas pela população do nosso concelho, quer a profunda requalificação do Posto Médico de Alcoentre (financiada com 350 mil euros), quer a recuperação do sistema AVAC do Centro de Saúde de Azambuja (apoiada com 300 mil euros).
Com uma atitude proativa e persistente, chega, deste modo, a “bom porto” a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Azambuja ao programa do PRR designado i1.08 “Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais”, enquadrado na rubrica de investimento RE-C01-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”.
O município irá continuar a desenvolver todos os esforços nas vertentes burocrática e técnica, no sentido de agilizar o processo para que o início das intervenções seja uma realidade tão rápida quanto possível.