Realizada na passada sexta-feira, 12 de julho, no Claustro do Rachadouro (Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel), a VII Gala do Porco D’Ouro distinguiu as melhores empresas do setor a nível nacional.
Alcobaça foi o concelho do país com mais nomeados (13) e arrecadou prémios nas seguintes categorias:
Ouro na categoria “1º Escalão” (de 10 a 350 porcas):
– Empresa: Porval | Exploração: Paio (Alcobaça, Leiria)
– Empresa: Fernando Vicente | Exploração: Évora (Alcobaça, Leiria)
Prémio CEVA Raças Autóctones
Malhado de Alcobaça – Manuel Leal
Prémio Bem-Estar Animal (Escalão: Produção de Leitões)
Empresa: Tapada das Folhas | Exploração: Ucha (Alcobaça, Leiria)
O evento contou com a presença de 600 convidados, entre os quais Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, João Moura, Secretário de Estado da Agricultura, e David Neves, Presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura (entidade organizadora do evento) que agradeceu ao Município de Alcobaça “todo o apoio inesgotável dado a este evento que celebra um setor em franca expansão e com enorme expressão neste concelho. Há muito tempo que tínhamos vontade de organizar a nossa gala em Alcobaça neste monumento magnífico. O espírito de iniciativa do Sr. Presidente da Câmara Municipal foi essencial para que hoje possamos estar aqui”, realçou.
Numa retrospetiva do setor da suinicultura em Alcobaça, Hermínio Rodrigues sublinhou a “grande tradição e a sua importância para a economia do concelho de Alcobaça. Atualmente são cerca de 250 pecuárias a laborar no nosso território. Na última década, a Câmara Municipal fez um esforço significativo para promover a legalização de várias explorações, muitas delas de natureza familiar e muito vulneráveis à flutuação do mercado.”
O edil destacou também o trabalho de parceria que o Município de Alcobaça tem vindo a desenvolver com diversas entidades para recuperação do Malhado de Alcobaça que há 10 anos estava em vias de extinção. Um agradecimento muito especial ao Livro Genealógico da Raça Porco Malhado de Alcobaça, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Associação de Agricultores da Região de Alcobaça, a EPADRC e aos diversos produtores desta região que se dedicaram a esta missão.”
A propósito da sustentabilidade ambiental do setor, Hermínio Rodrigues realçou o empenho da Câmara Municipal na sua promoção. “Por isso mesmo, realizámis há menos de duas semanas, a apresentação de novas técnicas de gestão de bio resíduos e produção de biometanol, numa sessão que contou com os produtores suinícolas do concelho de Alcobaça, muitos dos quais aqui presentes nesta gala. São avanços significativos na redução da emissão dos gases de estufa, num esforço que terá que ser necessariamente coletivo e que reflete a nossa responsabilidade para com as gerações vindouras. Cada passo que damos em direção à diminuição da nossa pegada de carbono é um passo em direção a um planeta mais saudável”.
A VII Gala do Porco D’Ouro contou com o apoio do Município de Alcobaça.