
O Templários Rally Classic volta à estrada nos dias 25 e 26 de abril. A cidade de Tomar é o centro de um rali que reúne alguns dos carros mais icónicos da história da modalidade, mas também alguns dos mais evoluídos e competitivos da atualidade. Uma prova que desafia o tempo, maioritariamente disputada num concelho com forte tradição no desporto motorizado, mas este ano também com passagem por Ferreira do Zêzere. Com organização do Motor Clube de Tomar, o Templário Classic Rally vai ser disputado em pisos de asfalto.
Durante os anos 70 e início deste século, o Rali de Portugal e a Volta a Portugal tinham passagem obrigatória pela cidade dos Templários. Mais recentemente, fez parte do itinerário de provas pontuáveis para o Campeonato Nacional e Regional de ralis.
A 6.ª edição do Templários Rally Classic vai trazer para a estrada alguns emblemáticos carros dessas épocas, mas também mais recentes. A prova da categoria Legend organizada pelo Motor Clube de Tomar, realiza-se em piso de asfalto, tem duas etapas, num total de 183,09 km, e oito Provas Especiais de Classificação, que totalizam 52,68 km, que na verdade são quatro, só que realizadas duas vezes. Além de podermos ver modelos de diferentes épocas que ilustram a evolução dos ralis, o Templários Rally Classic serve também de promoção turística da região.
As classificativas disputam-se nas belas e seletivas estradas dos concelhos de Tomar e de Ferreira do Zêzere, que têm, habitualmente, milhares de espetadores a seguir o rali. De destacar a realização de uma Super Especial no centro da cidade de Tomar, na noite de sexta-feira, dia 25, e a nova classificativa Dornes, que se realiza no sábado, dia 26 de abril. O Parque Fechado, Parque de Assistência e Abastecimento situam-se no Largo da Várzea Grande, em Tomar, o que permite ao público estar perto dos carros e pilotos.
O Templários Rally Classic é mais do que uma prova desportiva é como mergulhar na história dos ralis. São admitidos carros de quatro categorias:
– Veículos Históricos, viaturas até 31/12/1987;
– Veículos Sport, com ficha de homologação desde 01/01/1988 até 31/12/1999;
– Veículos Open, viaturas de 01/01/2000 até 31/03/2025.
– Existe ainda a categoria Veículos Show, para carros com homologação FIA de Rally 1, Rally 2, Rally 3, Rally 4 e Rally 5, mas também os impressionantes carros de Grupos B, que foram proibidos de correr no WRC, no final de 1986.
Quem quiser participar nesta emblemática prova pode fazer a sua inscrição no Portal Online da FPAK, até dia 21 de abril. A entrega da documentação (road-book) começa a ser feita a partir de 17 de abril.
A primeira edição teve lugar em 2017 e, nos anos seguintes, contou com a presença de alguns dos melhores pilotos portugueses, caso de Rui Madeira, que venceu em 2019.
