
A Coligação Democrática Unitária (CDU) anunciou que Liliana Barroso de Sousa é a candidata do partido à presidência da Câmara Municipal de Coruche nas Eleições Autárquicas de 2025.
Liliana Barroso de Sousa, 45 anos, é licenciada em Educação Básica e licenciada em Enfermagem, mestre e especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e atualmente doutoranda em Enfermagem na área da influência dos enfermeiros nas políticas de saúde e nos cuidados de saúde.
Residente na Freguesia do Couço, tem uma vasta experiência profissional e política destacando-se pelo seu compromisso com a comunidade e a defesa dos serviços públicos. Desde sempre ligada a Coruche, onde cresceu, estudou e iniciou a sua intervenção pública, tem no município fortes raízes.
Militante do Partido Comunista Português (PCP), integra a Comissão de Freguesia do PCP do Couço e foi membro da Comissão Concelhia do PCP de Coruche e da Direção da Organização Regional de Santarém do PCP. Foi candidata à Assembleia da República pelo círculo de Santarém CDU, deputada suplente e vereadora em regime de substituição da Câmara Municipal de Coruche, deputada municipal, deputada intermunicipal, secretária da Junta de Freguesia do Couço, Presidente da Assembleia de Freguesia do Couço e membro da Assembleia de Freguesia do Couço.
Teve e tem ligações profundas ao associativismo local e a instituições de caráter relevante na área da saúde, educação, desporto e juventude. Atualmente exerce funções profissionais como enfermeira no Serviço de Urgência Básica de Montemor-o-Novo, Unidade Local de Saúde do Alentejo Central.
“A sua trajetória política e profissional reflete um profundo compromisso com a justiça social, a defesa dos direitos dos cidadãos e a melhoria das condições de vida das populações do concelho de Coruche. Liliana Barroso de Sousa assume-se como uma voz ativa na luta por serviços públicos de qualidade, participação popular, desenvolvimento sustentável, transparência na gestão pública, defesa da identidade e tradições do concelho e todas as suas freguesias, e uma real valorização dos trabalhadores municipais que são essenciais para a qualidade dos serviços públicos e indispensáveis ao projeto de desenvolvimento do concelho de Coruche”, destaca a sua candidatura.
A CDU diz ainda apresentar-se “como a força política com projeto, propostas e soluções para Coruche defendendo uma gestão autárquica de proximidade que valorize o território e garanta um desenvolvimento equilibrado”, acrescentando que “Liliana Barroso de Sousa com as suas raízes profundas no concelho e a sua experiência política, profissional e no associativismo é a candidata que melhor representa os valores de Abril da democracia, participação, igualdade e justiça e que está empenhada em construir um Coruche mais justo, solidário e sustentável”.
