

Englobado nas comemorações do feriado municipal de Rio Maior, realiza-se pelas 16h00 do próximo dia 2 novembro, no Cineteatro de Rio Maior, um espetáculo de homenagem à acordeonista Eugénia Lima.
Trata-se da XXI Gala Eugénia Lima, que conta com apresentação de Graça Silva e atuação dos acordeonistas Guilherme Francisco, José António Reis, Rodrigo Veloso, Tiago Conceição, duo Leonel Mateus (acordeão e violino) e ainda com a participação de João Gentil Tango Argentino (bandoneon e dança).
Nascida em Castelo Branco a 29 de março de 1926, Eugénia Lima, apelidada de Rainha do Acordeão, veio ainda bastante nova residir para Rio Maior, cidade onde viria a falecer a 4 de abril de 2014, aos 88 anos.
Com mais de meia centena de discos gravados, Eugénia Lima compôs para cima de 200 melodias e fez vários arranjos de músicas famosas. Da sua obra lembram-se temas como “Minha Vida”, “Picadinho da Beira” ou “Fadinho de Silvares”.
Em Outubro de 1995 foi feita Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, sob a presidência de Mário Soares.
O acordeão que Eugénia Lima considerava como mais importante, afinado pelo pai da artista, foi oferecido ao Santuário de Fátima, a 25 de março, dias antes da sua morte.















