Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, que hoje, 1 de março, se assinala, a Câmara Municipal de Rio Maior apresentou o seu Programa DAE Rio Maior, no edifício dos Paços do Concelho e junto ao Dispositivo já instalado no Praça da República.
A apresentação deste Programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município contou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e do CEO da Ocean Medical, Marco Castro, empresa responsável pela instalação dos equipamentos DAE em pontos chave da cidade, e que numa primeira fase serão colocados na Praça da República, Praça do Comércio e junto às Escolas Profissional e Secundária, sendo depois o leque alargado, em fases posteriores, a outras zonas da cidade e às Freguesias.
Esta apresentação do Programa e do equipamento contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, presidentes de Junta, representante da Proteção Civil Distrital, Bombeiros, Cruz Vermelha, GNR, Desmor e Escolas da Cidade.
Com cerca 56 elementos certificados em Rio Maior, principalmente Bombeiros, GNR e Cruz Vermelha, objetivo deste Programa é alargar a formação à população civil, como já acontece com colaboradores da Desmor e de algumas Escolas e a curto prazo com comerciantes do centro da Cidade e colaboradores municipais.
Uma importante iniciativa do Município de Rio Maior que pode salvar vidas, dando resposta às situações de paragem cardiorrespiratória nas proximidades dos DAE até à chegada dos meios de emergência médica, e que espera ter a adesão e colaboração dos riomaiorenses.
Para saber mais sobre este Programa, ou demostrar a sua disponibilidade para nele participar, pode contactar protecao.civil@cmriomaior.pt.