

O Campeonato Distrital da ANDS para os escalões de Infantis, Juvenis e Absolutos decorreu entre os dias 4 e 6 de julho, na piscina municipal de Rio Maior.
Foram três dias intensos de competição, que marcaram o encerramento da época Distrital e serviram de última oportunidade para os atletas garantirem o acesso aos Campeonatos Nacionais.
A prova contou com a participação de 140 nadadores em representação de 12 clubes do Distrito. O Clube de Natação de Rio Maior (CNRM) apresentou-se com 14 atletas (8 masculinos e 6 femininos), conquistando um total de 40 medalhas, das quais 8 de ouro, 14 de prata e 18 de bronze.
Para além das medalhas, foram alcançados numerosos recordes pessoais, com especial destaque para o atleta juvenil B Tiago Barra, que conseguiu um tempo de acesso ao Campeonato Nacional (TAC) nos 1500 metros Livres, garantindo assim a presença no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores, que se realizará em Coimbra.
A prestação dos nadadores do CNRM evidenciou uma clara evolução ao longo da época, traduzida em melhorias técnicas, estratégias eficazes e uma motivação contagiante. “Mais do que resultados, esta competição celebrou a progressão dos nossos atletas. A época começou com muitas incertezas e dificuldades, mas terminou com metas superadas, técnicas refinadas e um espírito de superação inabalável”, referiu o treinador Diogo Simões.
Pedro Rodrigues, Presidente do CNRM, considera que “o sucesso alcançado é fruto da dedicação dos atletas, do fantástico trabalho da equipa técnica, da preciosa colaboração do MVP, e do apoio incondicional das famílias dos atletas, todas sem excepções”.
“Treino após treino, desafio após desafio, construímos uma equipa coesa e resiliente, capaz de alcançar patamares cada vez mais elevados”, acrescentou Rodrigo Batista, outro dos treinadores do clube.
A época distrital chega agora ao fim para a maioria dos nadadores, mas a ambição do CNRM mantém-se viva: quatro atletas representarão o clube nos Campeonatos Nacionais de Verão, com presença confirmada no Nacional de Infantis em Loulé (18 a 20 de julho) e no Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores em Coimbra (24 a 27 de julho).
O futuro da natação em Rio Maior promete, e o CNRM continua a demonstrar que, com trabalho e paixão, não há limites impossíveis de alcançar.
