As comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, em Santarém, encerraram com chave de ouro, no dia 27 de abril, com a sessão Solene de Outorga de Condecorações do Município, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aos antigos militares da EPC – Escola Prática de Cavalaria e aos elementos da comissão administrativa que geriu a autarquia entre 1974 e 1976.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, acompanhado por Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, por João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém e pelos vereadores, Alfredo Amante, Nuno Russo, Nuno Domingos e Sofia Martinho, entregaram as medalhas de Ouro do Município de Santarém a Carlos Maia de Loureiro, em nome dos Militares da Coluna comandada por Salgueiro Maia, ao Coronel Joaquim Correia Bernardo, ao Coronel António Garcia Correia e a João Luiz Madeira Lopes, Presidente da Comemorações Populares do 25 de abril – Associação Cultural.
As medalhas de Mérito do Município de Santarém foram atribuídas aos membros da Comissão Administrativa que tomaram Posse no dia 20 de junho de 1974, até às primeiras eleições autárquicas, em 1976: Manuel Fernandes Lemos Melancia, Raúl Augusto Duarte Violante e Francisco José Martins Robalo.
A título póstumo foram distinguidos Egídio Neves Veloso, Henrique Pereira Dias Ferreira e Luís Eugénio Martins Ferreira.
O Município de Santarém já agraciou há anos o presidente da comissão administrativa, Francisco Viegas.
As propostas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho da Medalha Municipal e pelo executivo da Câmara de Santarém.
O Presidente da Câmara de Santarém enalteceu o empenho e dedicação dos homenageados à causa pública, determinante para a prossecução do exercício dos ideais democráticos, de que Santarém como berço da Liberdade, tanto se orgulha e “que é um marco na passagem da ditadura para a democracia”.
Esta iniciativa encerrou o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém, organizadas pela Câmara Municipal de Santarém, pela Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e pelo Exército Português.