

João Pedro Oliveira, de 35 anos de idade. engenheiro civil, recandidata-se a um segundo mandato na União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta. “Desde 2021, o atual presidente da Junta implementou um modelo de gestão sustentável que permitiu inverter um saldo negativo de cerca de 70 mil euros e reforçar a capacidade de resposta da autarquia nas competências próprias e delegadas pelo município. Com isso, devolveu credibilidade à Junta perante fornecedores, atingiu a maior taxa de execução orçamental e os maiores investimentos desde a criação desta União de Freguesias em 2013”, realça a candidatura do social democrata.
O PSD diz rever-se “no trabalho realizado pelo recandidato na gestão dos recursos humanos, valorizando o quadro de pessoal desde o primeiro dia: respeitando o modelo de avaliação de desempenho, atribuindo subsídios de risco e penosidade aos assistentes operacionais, promovendo formação e investindo continuamente em vestuário e equipamento adequados”, salientando que “este esforço, aliado a medidas de organização alicerçadas em novas tecnologias e numa planificação e acompanhamento constante da atividade da Junta, traduziu-se em melhorias visíveis na gestão dos espaços verdes, na limpeza e higiene urbana e no apetrechamento de equipamento das escolas cuja conservação está delegada na União de Freguesias”.
A candidatura de João Pedro Oliveira realça ainda que “foram realizadas várias obras de requalificação e conservação de mobiliário urbano, bebedouros, fontes, fontanários, vias pedonais e outros equipamentos. Estes trabalhos têm vindo, não só a restituir dignidade, mas a valorizar o espaço público no Cartaxo e em Vale da Pinta”.
O PSD Cartaxo refer que “durante o seu mandato, a Junta concretizou os três maiores investimentos desde 2013, identificados no portal dos contratos públicos, nomeadamente o parque de estacionamento em Vale da Pinta, 60 mil euros (contrato interadministrativo com o município), o telheiro da Escola Básica n.º 2, 51 mil euros (fundos próprios), e a conservação de telhados e fachadas das escolas básicas do 1.º ciclo do Cartaxo e de Vale da Pinta, 30 mil euros (fundos próprios)”.
A candidatura do social democrata refere também que “nesta gestão a autarquia retomou a condição de associada da ANAFRE, o que permitiu implementar localmente o Programa de Apoio Extraordinário de Aquisição de Gás (Bilha Solidária), que já soma mais de uma centena de apoios aprovados a famílias da União de Freguesias”, referindo que “para o futuro, esta candidatura compromete-se a manter o rigor financeiro necessário para garantir a estabilidade, responder às necessidades correntes e criar poupanças para novos investimentos, explorando a possibilidade de recorrer a fundos comunitários ou programas de apoio”.
Uma das propostas da candidatura de João Pedro Oliveira “é continuar a apostar em obras dentro das competências da Junta, mas com forte impacto no espaço público, e a reforçar a colaboração com o município, seja na celebração de novos contratos interadministrativos, ou na garantia de resposta adequada dos serviços aos índices atuais, mantendo o processo de melhoria contínua que se tem vindo a verificar nos últimos 4 anos”.
João Pedro Oliveira salienta que “pretende continuar a dar o seu melhor, aliando a experiência acumulada aqueles que são os seus valores na gestão pública: diálogo, transparência, compromisso e trabalho. “Demonstrámos que é possível gerir de forma sustentável, mantendo um elevado nível de proximidade às forças vivas e, ao mesmo tempo, obter resultados”.
A finalizar, o candidato diz: “Pretendo consolidar este caminho e continuar a valorizar o nosso território e servir da melhor forma que sei a minha comunidade.”
A Comissão Política do PSD “considera esta recandidatura indispensável para garantir estabilidade, experiência e compromisso na gestão da maior freguesia do concelho e agradece os resultados alcançados, sendo esta candidatura um processo natural de reconhecimento de quatro anos volvidos de muito trabalho realizado em prol das populações do Cartaxo e Vale da Pinta que merece ser continuado”.













