Decorreu no fim de semana de 22 e 23 de junho os campeonatos nacionais de ciclismo master, este ano realizados na vila de Almodôvar.
Os títulos nacionais são sempre um objetivo de todas as equipas, onde os vencedores vestem durante um ano a camisola de campeão nacional, tendo participado nesta competição cerca de 300 ciclistas, de 53 equipas nacionais, que disputaram as respetivas camisolas de campeão nacional.
No sábado, dia 22, realizou-se o campeonato nacional de contra relógio individual, uma prova de 23,51 km cronometrada, com partida da localidade de Senblana e chegada a Castro Verde.
Nesta prova a equipa beneditense do CRP Ribafria – Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic, participou com dois atletas da sua formação, Jorge Marques e Hélder Loureiro.
Os dois ciclistas fizeram uma brilhante prova, com Hélder Loureiro a “voar” para o record do percurso alcançando o menor tempo a percorrer os 23,51 km, conquistando assim a camisola de campeão nacional M30.
Jorge Marques demorou mais 1m44 segundos a percorrer o mesmo percurso, alcançando o lugar de vice-campeão de elites.
No dia 23 decorreu o campeonato nacional de fundo, num circuito que obrigava a que os ciclistas completassem um determinado número de voltas, consoante a categoria.
Os primeiros a partir foram os de elite amador, juntamente com os masters 30 e 40, percorrendo os primeiros uma distância de 148 quilómetros e os master 40 a distância de 117 km.
A corrida andou num ritmo forte, sempre com especial atenção da equipa do CRP Ribafria, Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, que assumiu na maioria das vezes a cabeça do pelotão, e onde a seleção e fragmentação do mesmo foi sendo feita naturalmente.
A vitória foi discutida ao sprint, com João Letras a levar a melhor sobre os seus adversários, cortando a meta em 1.º lugar, sagrando-se Campeão Nacional de elites 2024.
“Queremos reforçar o grupo forte que temos, com base na união e equilíbrio, que lutou, luta e lutará com combatividade a procurar o destaque em todas as competições”, realçou o diretor desportivo da equipa, Rui Medina.